sábado, 27 de março de 2010

sexta-feira, 26 de março de 2010

Rohloff 14 velocidades







Recentemente a Shimano lançou o Alfine 2010 com nove velocidades. O que eu não sabia é que a Rohloff já tinha um com 14 velocidades: SPEEDHUB 500/14. Ou seja, o sonho de muitos mountain bikers e cicloturistas!

Com três planetários, o novo mecanismo permite, em um pequeno espaço, comportar 14 mudanças de velocidade, com a característica principal dos produtos Rohloff que é a durabilidade. O projeto deste sistema começou em 1990 e apenas em 1999 foi tornado um produto regular com mais de 100 000 cubos já fabricados.

A faixa de redução vai de 1:0,279 para 1: 1,467 com aumentos lineares de 21,6%, com um total de 526% de variação. Uma bicicleta de 27 marchas tradicional (44-32-33 por 11-32) tem 582%, lembrando que apenas teoricamente, devido aos cruzamentos entre pinhão e coroas.

A única recomendação do fabricante e colocar óleo anualmente. O blog happymtb.org testou o modelo e gostou muito embora tenha reclamado do barulho que faz, semelhante a um moedor de pimenta e a dificuldade de trocar marcha sob carga.

Fonte - Pedaleiro

quinta-feira, 25 de março de 2010

PEDALADAS NA RUA


Como provavelmente é na cidade que você vai passar a maior parte do tempo em cima da bike, atenção às dicas para se virar bem no trânsito urbano. Capacete é acessório indispensável a qualquer hora do dia. Para pedaladas noturnas, certifique-se de que sua bicicleta tenha luzes e que sua roupa possua algumas partes reflexivas.

NÃO PEDALE NA CONTRAMÃO
Você pode até achar que é mais fácil para observar os carros, mas é uma forma de aumentar a força de colisão com eles, no choque frontal.

PELA DIREITA
A lei diz: "Veículos lentos à direita". Procure ficar a 1 metro da calçada ou de um obstáculo, como carro estacionado, ainda mais se houver alguém dentro dele. Mude de faixa só em situações de congestionamento e observe antes se há carro ultrapassando e volte rápido à borda da pista.

FREADAS
O freio dianteiro é mais eficiente e perigoso e você deve ter o cuidado de não travá-lo. O traseiro também diminui a velocidade, mas, como o peso do corpo é transferido para a frente, ele perde um pouco da sua eficiência. Se tiver que frear bruscamente, jogue o peso do corpo para trás, segure com firmeza o guidão e module os manetes para que as rodas não travem.

MUDANÇA DE FAIXA
Jamais faça mudanças bruscas de direção, que assustam quem vem atrás. Antes, certifique-se de que é seguro, olhando por cima dos ombros. Sinalize suas manobras e só cruze na frente de um carro se estiver certo de que o motorista entendeu seu recado. Em cruzamentos, diminua sempre a velocidade - é onde a maioria dos acidentes acontece.

CÂMBIO
Sempre que você for mudar de marcha, alivie antes a força nos pedais, principalmente quando estiver em subidas. Troque uma de cada vez e só volte a fazer força depois de ter certeza de que a marcha "entrou". Quando se aproximar de um semáforo fechado, lembre-se de reduzir a marcha para favorecer sua arrancada em seguida.

CURVAS
Durante uma curva, deve-se frear o mínimo e observar antes dela se não há areia, óleo ou poças d'água, que favorecem um escorregão.

CHUVA
Redobre os cuidados. Os movimentos não podem ser bruscos e as freadas devem começar com mais antecedência, assim como precisa ser maior a distância em relação aos outros veículos. Nas curvas, se algum ponto se mostrar mais liso, aumente o raio do movimento.

SEJA CORDIAL
Agradeça as gentilezas dos motoristas e também ceda a vez aos pedestres - a bicicleta também é um veículo sujeito às leis de trânsito.
Fonte - Menshealth

quarta-feira, 24 de março de 2010

Eu venci?

Triciclo - bike



O fabricante desta bicicleta é Taga e ela é produzida com bons materiais (o quadro é alumínio 6061) e boas peças: câmbio interno Shimano Nexus Inter-3, freios a disco nas rodas dianteiras e freio a tambor na traseira, pesando de 20 a 29 kg, dependendo da configuração.
O que é um triciclo para levar a criança, transforma-se em 20 segundos em um carrinho de bebê. Projetado dentro das normas europeias o carrinho passa pelas portas e pode ser levado de trem/metrô. O preço para os Estado Unidos é de US$1,495.

Fonte / Pedaleiro

terça-feira, 23 de março de 2010

Um incentivo a pedalar!

Foto da Semana

Cape Epic - Morre James Williamson, ex-campeão do mundo de 24h


Companheiro de equipe não conseguiu acordá-lo para terceira etapa
James Williamson, 26, editor da revista Enduro e campeão do mundo solo do 24 horas de mountain bike em Canmore (Canadá/2008), foi levado ao hospital nesta manhã depois que seu parceiro de corrida, Shaun Lewis, não conseguiu acordá-lo. Apesar das tentativas prolongadas para ressuscitá-lo, ele foi declarado morto às 6h47, hora local. Williamson não tinha recebido qualquer tratamento médico durante a corrida e outros competidores disseram que ele estava "perfeitamente bem" na noite passada e tinha comido bem.
Sonja Güldner-Hamel, diretor de mídia internacional do Cape Epic, disse: "James foi um jornalista de mountain bike que manifestou grande interesse em competir em nossa prova ao longo dos últimos anos. 2010 foi o ano em que ele conseguiu uma brecha em sua agenda de trabalho e estava emocionado por finalmente estar participando da corrida.
"Após a etapa 2 de ontem, com muitos singletracks, ele estava feliz, expressando a toda hora como ele tinha gostado da etapa. Ele vai fazer falta no meio do mountain biking!
Kevin Vermaak, diretor da corrida, expressou suas mais sinceras condolências ao sócio de James, Nicky, sua família e ao seu parceiro de corrida Shaun.
Williamson estava competindo em dupla da equipe Swell - Enduro Magazine, juntamente com Lewis no Cape Epic. A dupla terminou em 22º na segunda fase da corrida, na tarde de segunda-feira.
Williamson manteve seu próprio site na jameswilliamson.com.au, e teve seu blog sobre o Cape Epic.

Fonte: Bike Radar

Desafio Campinas Cup

http://www.desafiocampinas.com.br/

segunda-feira, 22 de março de 2010

Hoje tem C.Q.C.

Oração dos Ciclistas...


Senhor Deus:

Vós que permitistes a beatificação de São Cristóvão, protetor dos motoristas, dai-nos também um anjo protetor, que nos ajude a pedalar em paz e segurança nas ruas, parques, nas estradas e principalmente, nas ciclovias.

Livrai-nos dos maus motoristas, dos pedestres desatentos, dos ladrões e dos ciclistas afoitos, que pela ausência de campanhas educativas, desrespeitam as leis e o código nacional de trânsito.

Fazei com que os cães, melhores amigos do homem e das crianças, não nos persigam, não ponham em risco nossas vidas.

Lembrai-nos que, pedalando, ganhamos tempo, econimizamos combustível, não poluímos o ambiente, promovemos o desenvolvimento físico e que a bicicleta é também um instrumento de trabalho e ganha pão dos mais humildes.

Despertai as autoridades para o inferno que é o trânsito, para a segurança dos ciclistas, para a conservação da sinalização nas pistas.

Não nos deixeis cair na tentação de trocar a bicicleta por um automóvel, e quando isso acontecer, fazei-nos respeitar a bicicleta e os ciclistas.

Amém

Desencontros


Na manhã de domingo, tivemos um desencontro com o mais novo bike, André foi pedalando até a padaria do Alemão e Eu e Alexandre fomos pedalando até a casa dele, chegando lá, claro, ele não estava, às 7h30 da manhã, daí decidimos ir para Joaquim Egídio sem ele, mas lembrei depois que foi combinado o encontro na padaria do Alemão, putzzz mancadaaaa!!! DESCULPE ANDRÉ! mas da próxima vc. não escapa! abraços até mais breve pedal!

Parabéns Simone

MUITAS FELICIDADES!