sexta-feira, 9 de abril de 2010

Domingo / Joaquim Egídio SP

Domingo 11/04/10 vai ter um pedal até Joaquim, fotos na segunda!
abraços!

Chão


use capacete!

MEL: Um doce remédio


As propriedades terapêuticas do mel são bastante conhecidas quando se trata de resfriados, dores de garganta ou seu uso como um adoçante natural, substituto do açúcar... Mas as propriedades terapêuticas desse alimento tão rico são várias, e uma em especial pode ajudar muito aos atletas, em especial os ciclistas... Trata-se do seu efeito na cicatrização de queimaduras, feridas, e por que não, “ralados”...
As substâncias contendo açúcar, como mel e derivados da cana-de-açúcar, vêm sendo utilizadas há vários anos no tratamento de lesões de pele, com excelentes resultados clínicos.
Desde a antiguidade, o mel é utilizado nas mais variadas formas de aplicação e tratamento, mas de maneira empírica, sem comprovação científica. Agora, as pesquisas que comprovam sua eficácia são inúmeras. Isso representa um grande avanço para a medicina, pois o mel possui características que são valiosas e únicas, e o melhor de tudo – é um produto natural, benéfico para a saúde, de fácil aquisição e baixo custo.
A utilização dos produtos das abelhas com fins terapêuticos é denominada APITERAPIA. Países como a Alemanha já a adotaram como prática oficial na sua rede pública de saúde, e em alguns hospitais de Cuba, o mel é despejado diretamente nas feridas e escaras dos enfermos, sendo obtidos resultados surpreendentes.

Sua atividade antimicrobiana talvez seja seu efeito medicinal mais ativo, e isso é conseguido através de sua complexa composição. Outros efeitos incluem suas propriedades antissépticas, antibacterianas, como também sua ação fungicida, cicatrizante e promotora da epitelização das extremidades de feridas, sendo todas comprovadas cientificamente.
No caso dos “ralados” dos bikers, ele ajuda tanto na proteção contra infecções, como na cicatrização, favorecendo a formação de tecido novo no local machucado.
Em casos de feridas graves, este não deve substituir medicamentos sem a aprovação de seu médico, mas nos casos daqueles “tombinhos” que literalmente deixam marcas, o mel é uma ótima pedida! Ah, e muito importante, o mel deve ser um produto de qualidade!

Fonte / Silvia Guedes
Fisioterapeuta especialista em Fisioterapia Esportiva e em Osteopatia. Além da terapia manual, utiliza o Pilates para prevenção, tratamento e melhora da performance de atletas. É fisioterapeuta da OCE, corredora e praticante de MTB.

ESCOLHA SEU TREINO


Endurance ou resistência
Pedale em ritmo constante, com carga leve e contínua para trabalhar a 70% da freqüência cardíaca máxima (FCM) ou a 50% da FCM.

Intervalado aeróbico
Pedale a 80% da FCM em intervalos de dois a oito minutos com o mesmo tempo de descanso.

Intervalado anaeróbico
Dê o máximo em tiros de 20 segundos a um minuto. Para cada tempo de tiro, descanse três.

Resistência de força
Giro com carga elevada, a 85% da FCM, sem tempo de recuperação do estímulo. A duração é variável ao condicionamento de cada um.

Dica: manter o pé preso ao pedal, por meio da sapatilha ou da fivela, aumenta em 30% a eficiência da pedalada. Mas para evitar tombos é bom treinar bastante o movimento de desprender o pé rapidamente antes de parar.

quinta-feira, 8 de abril de 2010

Rock Shox lança novas suspensões de curso longo


Sektor entra na linha e uma nova Domain
A Rock Shox apresentou duas novas suspensões: Sektor e Domain double crown. A intenção do grupo americano é oferecer estas suspensões de curso longo com baixo custo.

A primeira delas, Sektor, chega com um limite de curso até 150mm. Seria uma suspensão parecida ao modelo Revelation, porém mais barata e não tão leve, com um sistema de absorção menos elaborado e diversas opções de eixos: (9mm QR, 15x100 ou 20x110 Maxle Lite) e de mola (Coil, Solo Air e U-Turn). Os cursos são de 130, 140 e 150mm (Solo Air, Coil), e 100-140mm ou 110-150mm (U-Turn) com as canelas de 32mm em alumínio.

A Domain é a segunda grande novidade. Porém, com double crown, baseada na Boxxer, com as canelas de 35mm de aço. A durabilidade será a grande aposta da Sram para galera que gosta de brincar nos bikes parks, mas não impede que deixe de ser usada no downhill. A suspensão recebe todas as características da original Domain, com um novo eixo Maxle Lite e Steerer de alumínio.

Furar onda











Aprenda a "furar onda"

Domingueiras Bike 11/04/2010


Domingueiras Bike
Domingo :11 de abril de 2010.
Passeio: Lagoa – Pedágio de Jaguariúna- Carlos Gomes- Lagoa.
Percurso : Lagoa , Passa por Barão Geraldo , estrada da Rhodia , direita sentido pedágio , Bairro Carlos Gomes , Solar da Andorinhas , Alpha Ville , lagoa.
Encontro :Lagoa do taquaral ( Portão dos pedalinhos).
Horário de saída: 07:00 hs com 15´de tol.
Kms Aprox.: 50
Dificuldade física : Média.
Dificuldade técnica: Média

Não teremos carro de apoio , cada biker leva seus equipamentos e alimentação.
“USO OBRIGATÓRIO DO CAPACETE.”
Sugerimos também luvas e óculos!
Vamos nessa e convidem seus amigos!
Dicas para um passeio tranquilo:
* Calibrar pneus antes de chegar no ponto de encontro.
* Levar uma câmara de ar com bico compativel com o aro.
* Levar chave de roda caso a sua não tenho trocador rápido.
* Verificar / Regular os freios dianteiro e traseiro.
* Verificar / Regular as marchas.
* Lubrificar a corrente.

Previsão para os próximos passeios:
Dia 18 / 04 Floresta Park / Prova de MTB VM3.
Dia 25 / 04 Volta da represa de Nazaré Paulista.

Contatos:
Almir Martelli 92174576
Du Gomez 97129527

Desafio Campinas Cup (Reconhecimento)


Sábado 10/04/10 às 9h00

Mais informações: www.desafiocampinas.com.br

terça-feira, 6 de abril de 2010

XTERRA Series - Itapira


Data: 11/04/2010
Modalidade: Mountain Bike
Etapa: XTERRA Series - Itapira
Cidade: Itapira - SP
Local: Hotel Fazenda Esperança
Distância: 50 km
Largada: 09:30

O XTERRA Series Itapira Mountain Bike é um evento diferenciado. Realizado no Hotel Fazenda Esperança os atletas terão que encarar 45km de trilhas e muitos obstáculos naturais com muita energia, aventura e adrenalina.

A prova se passa na cidade de Itapira – SP, divisa entre os estados de São Paulo e Minas Gerais. A prova passa exatamente pelo marco desta divisa que apresenta características especiais e muita história. Nela há o Túmulo do Soldado, monumento criado para homenagear os militares mineiros e paulistas que lutaram na Revolução de 1932. Até hoje se encontram no local marcas, desta que foi considerada a mais sangrenta batalha da revolução, como bombas, ossos, munições, pedaços de armamentos, etc.
As inscrições podem ser feitas diretamente no site do XTERRA http://www.xterrabrasil.com.br/?act=series&ev=95&pg=detalhe
ou na loja Malvezzis Bike.

Malevezzis Bike
R. Chico de Paula, 329 A - Centro
Fone: (19) 3818 6658
E-mail: alan@malvezzis.com.br

segunda-feira, 5 de abril de 2010

Foto da semana

Copenhague projeta sistema de bikes do futuro




A ideia de fazer um sistema de transporte público de bicicletas é muito atrativa. As bikes são limpas, saudáveis e evitam o trânsito. Mas é preciso muita logística para que seja eficiente. Aqui está um bom exemplo de projeto, desenvolvido pela dinamarquesa RAFFA Architecture & Design, para Copenhague. A empresa diz que, com esse sistema, o número de adeptos às bikes passaria de 37% para 50% da população

Fonte / Revista Galileu

Pirapora 2010









Algumas fotos do pedal de Valinhos a Pirapora, com chuva no começo e no final do pedal, mas tudo correu bem, abraços!