sexta-feira, 21 de maio de 2010

Pedal Cup - Inscrições abertas para etapa Outono


Já estão abertas as inscrições para a Etapa Outono do Circuito Pedal Cup. Esta 2º etapa será realizada em São Bento do Sapucaí-SP, em 13 de junho de 2010.
Os atletas interessados podem se informar no próprio site da prova http://www.pedalcup.com.br . O evento disponibiliza grande estrutura para os atletas, onde em clima familiar poderão desfrutar de belas paisagens e o agradável clima da cidade.
A prova conta com três distâncias, onde tanto profissionais como amadores poderão curtir boas pedaladas. As distâncias estão serão divididas em:

Pedal Giro (26km);
Pedal Premium (38km);
Pedal Tour (50km);

A quilometragem pré definida é um pouco menor do que as etapas anteriores, por outro lado, a prova também será bem intensa com muitas subidas e descidas especialmente na Premium e Tour.
Os primeiros 400 atletas a se inscreverem ganham Camiseta Dry, e uma Caneca personalizada do evento.
Venha você também curtir um bom pedal, com a Pedal Cup, aventura e competição numa só emoção!

Créditos da Foto: Henry Maesima

DICA DA SEXTA - Bar da Cachoeira / Joaquim Egídio-SP

O bar fica em uma fazenda e tem uma queda-d'água e uma bonita paisagem em meio à natureza. Nos dias mais frios, os clientes podem ocupar mesas próximas à lareira. Durante os dias mais quentes, uma boa opção são as mesinhas do deque, construído recentemente. No cardápio, a casquinha de salmão faz sucesso. Para comer a dois, uma sugestão é o filé de peixe à moda do chefe, que traz badejo crocante com purê feito com maracujá. Como aperitivo, as caipirinhas são bem exóticas, a de abacaxi com uva e manjericão pode ser feita com vodca ou pinga. A atração para as crianças é a área de recreação com playground e passeio a cavalo.
Onde
Estrada Professora Lídia Abdala, km 2 Joaquim Egídio
Entre em contato (19) 3298-6118
http://www.vcvai.com/campinas/bar-da-cachoeira

quinta-feira, 20 de maio de 2010

Volkswagen deverá fornecer motores na F-1 como Audi ou Porsche em 2013


TREMAM!
Ferrari, Cosworth, Mercedes e Renault.

A montadora alemã Volkswagen poderá entrar na Fórmula 1 utilizando provavelmente o nome Audi ou Porsche. A empresa está interessada em fazer parte da categoria como fornecedora de motores, mas apenas se a Federação Internacional de Automobilismo (FIA) aprovar a padronização de motores para 2013.

“Com o grupo, certamente, poderia ser Audi ou Porsche, mas também poderia ser Volkswagen”, afirma Kris Nissen, diretor esportivo da montadora Volkswagen. “Acho que não seria tão bom com Skoda, Seat ou Bentley”, completou o dirigente ao jornal Brisbane Times durante as 24 horas de Nurburgring

Fonte / UOL Esportes

Senado aprova projeto ficha limpa por unanimidade


Projeto que tenta barrar candidato condenado teve 76 votos a favor.
Movimento que fez a proposta deseja que regra valha para esta eleição.
(NÃO SÓ O CANDIDATO EM SÍ, MAS EM QUEM ELE APOIARÁ NAS ELEIÇÕES, COM CERTEZA TERÁ MUITOS "VENTRÍLUCOS" DE POLÍTICOS SUJOS POR AI)

quarta-feira, 19 de maio de 2010

Bom treino...


Jogadores da França andam de bicicleta durante preparação para a Copa do Mundo nos Alpes franceses

Direto do túnel do tempo...


Aniversário do nosso querido HAROLDO PAZINATTO (in memoriam) no jornal Correio de Valinhos

Reflexo...


Imagem de ciclista refletida em asfalto molhado no centro de Sidney, na Austrália - Tim Wimborne/Reuters

Futebol Amador de Valinhos-SP

Resultados da 3ª rodada do Amador

São Marcos 3 x 1 Grêmio Valinhense
Rigesa 2 x 1 Parque Portugal
Jardim Pinheiros 2 x 0 São Luis

Chupinhado de: batebolavalinhos.blogspot.com

Foto - MTB

Copa Internacional de MTB em São Lourenço MG recebe estrangeiros


Prova contará com argentinos e atleta peruana
São Lourenço, cidade ao sul de Minas Gerais, recebe a segunda etapa da Copa Internacional Levorin de MTB, nos dias 12 e 13 de junho. Além dos atletas brasileiros que buscam a vitória na competição para melhorar no ranking brasileiro da modalidade, argentinos e peruanos confirmaram presença na competição.

Rogério Bernardes, organizador da prova, se mostrou animado com a presença dos bikers na competição. “Já temos três argentinos e uma peruana confirmados e a expectativa é que tenhamos ainda mais estrangeiros. A etapa de São Lourenço para ser uma das com maior nível técnico da Copa Internacional Levorin de MTB”, declarou.

Entre as mulheres, a campeã peruana Nancy Aguiar e a argentina Noelia Rodriguez garantiram suas presenças na prova. A argentina, atual campeã nacional, também já foi campeã da Copa Internacional em 2003, a primeira e única estrangeira a conseguir o feito. Ao seu lado, a disputa entre as brasileiras Érika Gramiscelli, Roberta Stopa e Julyana Machado, campeã da última etapa em Araxá (MG) será acirrada.

Na disputa masculina, além dos brasileiros que sempre marcam presença na prova e lutam pelo título por diferenças de segundos, juntam-se os argentinos Luciano Caraccioli e Juan Pablo Pereyra.

Fonte / Webventure

terça-feira, 18 de maio de 2010

Seminus, fãs correm ao lado de ciclistas durante prova nos EUA


Dupla chamou a atenção na Califórnia.
Ciclistas se divertiram durante percurso de 177 km.

Uma dupla de fãs de ciclismo acompanhou uma prova na cidade de Napa, no estado da Califórnia (EUA), na segunda-feira (17). Vestindo apenas tênis, cachecol e touca, os dois jovens correram em paralelo aos demais esportistas que estavam montados em suas bikes. O percurso começou em Davis e terminou em Santa Rosa, num total de 110 milhas (cerca de 177 km).

Fonte / G1 - Esportes

Racer Bikes Cup #1 - Começou o campeonato suíço de MTB


O campeonato suíço de mountain bike 2010 começou na semana passada e como se não bastasse, surpreendente. Cerca de 750 atletas, de 13 nações, participaram desta primeira etapa. Não pense que são atletas comuns, são competidores tops do cenário internacional que estão em busca de pontos no ranking da UCI e qualificação técnica diante os demais competidores. A briga é grande.

Por que esse "super-campeonato" atrai milhares de atletas todos os anos? O Nível técnico dos circuitos é considerado o melhor que existe. Organização é impecável. Premiação nas etapas, nem se fala - justa. A Suíça tornou-se o maior berço do mountain biking do planeta nos últimos 10 anos. Onde escolas profissionalizantes preparam atletas que querem seguir a carreira no ciclismo. E no MTB, a modalidade é profissional mesmo. Existem algumas escolas que colocam o ciclismo até como escolha de disciplina física. Por isso que nesse gancho, atletas de outras nacionalidades competem e treinam no país durante todo o ano.

Para quem não acompanha o Pedal, o nome desde campeonato era SwissPower Cup, que agora se chamará Racer Bikes Cup. A organização ainda permanece o antigo nome para não espantar novos atletas.

Nesta primeira etapa, realizada em Buchs, o italiano Tony Longo levou a melhor. Tony é um dos melhores atletas da Itália em atividade. Entre as mulheres, a austríaca Elisabeth Osl, venceu.

Mas o destaque da prova foi o suíço Thomas Litscher, de 21 anos. Atleta da categoria Junior, que já vem sendo apontado como uma grande promessa do mountain biking.

Confiram os resultados da primeira etapa:

Masculino:

1 Tony Longo (Ita) Full-Dynamix 1:38:54
2 Wolfram Kurschat (Ger) Topeak-Ergon Racing Team 0:00:58
3 Roel Paulissen (Bel) Cannondale Factory Racing 0:01:41
4 Marco Aurelio Fontana (Ita) Cannondale Factory Racing 0:03:14
5 Manuel Fumic (Ger) Cannondale Factory Racing 0:03:34
6 Thomas Litscher (Swi) M.I.G. Team 0:03:43
7 Johnny Cattaneo (Ita) Full-Dynamix 0:04:24
8 Moritz Milatz (Ger) Multivan Merida Biking Team 0:05:24
9 Robert Mennen (Ger) Topeak-Ergon Racing Team 0:07:29
10 Gerhard Kerschbaumer (Ita) Gruppo Sportivo Forestale 0:07:46

Feminino:

1 Elisabeth Osl (Aut) central Pro Team 1:27:11
2 Nathalie Schneitter (Swi) Colnago Arreghini Südtirol 0:01:26
3 Katrin Leumann (Swi) goldwurst-power / Sputnik 0:01:54
4 Anja Gradl (Ger) central Pro Team 0:03:29
5 Elisabeth Brandau (Ger) RSC Schönaich 0:04:01
6 Marielle Saner-Guinchard (Swi) BikePark.ch/Scott 0:04:17
7 Petra Henzi (Swi) Fischer-BMC 0:04:52
8 Mona Eiberweiser (Ger) central Pro Team 0:05:19
9 Alexandra Engen (Swe) Rothaus-CUBE MTB Team 0:05:32
10 Sarah Koba (Swi) Giant-Swiss-Team 0:05:40

Fonte / Pedal.com

segunda-feira, 17 de maio de 2010

Copa Brasil de Ciclismo - Atores de Passione gravam cenas na grande final



Desde que começaram os rumores de que uma novela da Rede Globo teria o ciclismo como destaque, o site Pedal procurou e buscou as informações, sendo um dos primeiros veículos da comunicação a fazer o anúncio oficial.

Até então, surgiu o interesse de deixar todos os ciclistas atentos a esta questão, pois é a primeira vez que uma trama envolve essa modalidade, a mais querida por todos nós. E sem muito sensacionalismo, o Pedal vem publicando todas as notícias possíveis em relação aos personagens.
Neste domingo, aconteceu a última etapa da Copa Brasil de Ciclismo. Rumores dizem que esta Copa foi realizada exclusivamente para gravar cenas da novela Passione. Algumas equipes profissionais foram selecionadas e no meio delas, a equipe da Metalúrgica Gouveia.

Os atores Kayky Brito, Cauã Reymond e Bianca Bin gravaram na manhã de domingo em São Paulo, as últimas cenas da Copa Brasil de Ciclismo, que irão ao ar pela Rede Globo já no primeiro capítulo de Passione, que estreia hoje, logo após o Jornal Nacional. Kayky e Cauã interpretam na trama os ciclistas irmãos Sinval e Danilo, que fazem parte da equipe Gouveia.

"O Sinval é um menino muito simples, o único objetivo dele é ser um campeão" - diz Kayky sobre seu personagem, um pouco antes da prova começar. Outro que adianta os rumos de seu personagem na trama é Cauã: "O Danilo é um personagem bem humano, com um lado bom e outro ruim, é um anjo e um demônio. Não sei como o público vai reagir a isso..." - diz o ator.

Fonte/ Pedal.com

Copa Brasil de Ciclismo - Sorocaba garante o título com chegada emocionante

Sorocaba conquistou o título da primeira edição da Copa Brasil de Ciclismo apenas na foto de chegada na manhã deste domingo, em São Paulo. A foto mostrou a vitória pela diferença de um pneu, ou três milésimos de segundo, sobre a equipe de Suzano, vice-campeã. A final da competição foi disputada por 14 equipes, em revezamento, num percurso de aproximadamente quatro quilômetros montado na pista expressa da Marginal Pinheiros, perto da Estação Morumbi da CPTM, ainda sob leve neblina matutina.

Principal novidade do calendário nacional do esporte, a Copa Brasil teve duas etapas classificatórias. A primeira no Rio de Janeiro, no dia 11 de abril, e a segunda, em São Paulo, no dia 9 de maio.

Mesmo com a chegada muito equilibrada - as quatro primeiras equipes ficaram com o mesmo tempo, ou seja completaram os 32 quilômetros do percurso em 45min28s, com uma velocidade média de 42,06 k/h - Gustavo Erivan da Costa, que cruzou a linha em primeiro, comemorou a vitória.

"A gente sente que venceu por menor que seja a diferença", disse Gustavo, de 20 anos, formado nas escolinhas de Iracemápolis e há três anos na equipe Padaria Real/Céu Azul Alimentos/Cannondale, de Sorocaba. "Fui escalado nesta final justamente porque tenho um sprint forte."

O técnico e diretor Erlon Marum confirma a informação. "Na semana passada, a prova foi disputada 70% em cima de pontes. Agora, o percurso era mais plano e optamos por um sprintista porque a tendência era mesmo a final ser decidida só na linha de chegada."

A equipe campeã contou ainda com Patrícia Almeida Souza (elite feminina), Walter Miguel Ribeiro Júnior (elite masculina) e Felipe Annunciato Martins (não-federado). O destaque do grupo é Walter Júnior, campeão paulista contra-relógio, da prova da Inconfidência Mineira e da Primeiro de Maio.

Em seu primeiro ano, a Copa Brasil de Ciclismo é um projeto experimental, com características próprias e, por isso, não conta pontos para o ranking da Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC). Os organizadores apostaram desde o início no sucesso da competição, já garantida para 2011.

Sistema de disputa - A prova reuniu equipes com quatro ciclistas cada, representando as categorias Elite feminina (2 voltas no circuito), Elite masculina (quatro voltas), Júnior masculino (2 voltas) e não-federado masculino (uma volta). O revezamento foi feito nesta ordem em setor específico do percurso.

Além da premiação em dinheiro, as três equipes mais bem colocadas receberam troféus e medalhas de participação.

Os quatro primeiros colocados na Copa do Brasil de Ciclismo foram os seguintes:

1- Sorocaba / Padaria Real / Céu Azul Alimentos / Cannondale - 45min48s
2- Suzano / ECUS / GTK / Ciclomania / Protek - Mesmo tempo
3- Pindamonhangaba / Funvic / Sundown - Mesmo tempo
4- FlorianópolisAvaí / APGF - Mesmo tempo

:: Ciclismo na novela

Passione, a novela que substituirá Viver a Vida na TV Globo, nesta segunda-feira, terá um núcleo de personagens envolvido com o ciclismo. O personagem Gerson (Marcelo Anthony) será o chefe de equipe da Metalúrgica Gouveia, que tem Danilo (Cauã Raymond) e Sinval (Kaike Brito) como ciclistas. Algumas cenas da novela escrita por Sílvio de Abreu foram gravadas na Copa Brasil.

A Copa Brasil de Ciclismo teve organização e realização da Rede Globo e Yescom, com supervisão técnica da Confederação Brasileira de Ciclismo. O patrocínio é da Kia, Houston, Fisk,e Bout’s e apoio especial da Federação de Ciclismo do Rio de Janeiro, Prefeitura do Rio de Janeiro, Federação Paulista de Ciclismo, Prefeitura de São Paulo e Instituto de Desenvolvimento do Esporte, Entretenimento, Educação, Inclusão, Arte, Cultura e Sustentabilidade - Ideeia.

fonte/Pedal.com

'Bike pública não funciona sem ciclovia'


Oscar Diaz, diretor do Instituto para Políticas de Transporte e Desenvolvimento (ITDP) em Nova York, fala sobre como melhorar trânsito de SP


Imagens do trânsito de São Paulo muitas vezes não fazem jus ao problema dos congestionamentos na cidade. Ao vivo é pior. A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) monitora cerca de 800 dos mais de 17 mil km de ruas de São Paulo. Em junho do ano passado, às 19 horas, 293 km desse total. Segundo pesquisa da Fundação Dom Cabral, São Paulo perde R$ 31 bilhões por ano com engarrafamentos — mais que o orçamento da cidade em 2010, que é de R$ 27 bilhões. O Rio de Janeiro perde R$ 15,5 bilhões. A pesquisa leva em conta as perdas com combustível, acidente e o tempo desperdiçado no trânsito.

Para discutir estes problemas, Galileu bateu um papo com o colombiano Oscar Diaz, diretor do Instituto para Políticas de Transporte e Desenvolvimento (ITDP), baseado em Nova York.

Vendo de fora, o que você apontaria como o maior problema do trânsito de São Paulo?
A quantidade de carros. Tem muito carro na rua. Agora temos uma ciclovia sendo implantada na Marginal Pinheiros, o que é um começo. O governo local tem uma política pró-bicicleta interessante, mas o sistema de transporte de ônibus, no entanto, não é bom. Não foi bem feito. Outra coisa que não tem sentido é a extensão do Expresso Tiradentes, que era de ônibus, e agora vai ter uma continuação em monotrilho. Não tem sentido as pessoas descerem do ônibus para pegar outro meio de transporte. Eu não sei porquê eles têm, agora, uma fascinação pelo projeto do monotrilho. Monotrilho tem uma capacidade reduzida. Eles poderiam fazer um BRT (ônibus mais rápidos e eficientes, com corredores exclusivos) de grande qualidade, pois têm demanda.

E o pedágio urbano, você acha que funcionaria em São Paulo?
Sim. Deveriam implantá-lo nas ruas de maior engarrafamento. Dessa forma, haveria menos carros, menor poluição, mais pessoas usando o transporte público ou a bicicleta. Alguém me falou que tem mil carros novos, por dia, em SP. É uma loucura. É urgente uma política de restrição.

E qual seria a melhor solução para as grandes cidades?
Melhorar o serviço de ônibus. Acho que tem que fazer o BRT. Os monotrilhos são mais caros e têm capacidade menor. Não se pode cobrir, dessa forma, a cidade. É como em Bogotá você precisa de políticas mais fortes.

E as bicicletas, você acha que funcionariam no trânsito de São Paulo?
Acho que sim, mas têm de ser protegidas, em ciclovias, espaços específicos para bicicletas. Não que esperamos que todos vão andar de bicicleta, mas se você tiver 10% da população indo de bicicleta, já é um ganho para a cidade. Nesse momento eu acho que sistemas como o de Paris (Lyon, Velib) não funcionariam, ainda, por questões de segurança. O primeiro passo é implantar a ciclovia.

Uma coisa bem séria aqui no Brasil é o desrespeito dos motoristas com os ciclistas. Como mudar isso?
Fazer uma boa ciclovia é uma boa mensagem. Eu ando de bicicleta. Minha vida tem o mesmo valor que da pessoa que vai de carro. Se tem o mesmo valor, porque não posso ter o direito de ter uma via exclusiva? É um direito. É muito engraçado as pessoas dizerem que se trata de uma cultura. Não se pode fazer conscientização sem infraestrutura. Primeiro infraestrutura, depois conscientização. Incentivo ao uso da bicicleta tem que ser questão de política pública. Nova York está fazendo isso agora. Implantando ruas exclusivas para pedestres e ciclistas.

O que é melhor: metrô ou vias exclusivas para ônibus?
Com o mesmo dinheiro que você tem uma linha de metrô, você pode ter muito mais extensão de vias exclusivas para ônibus, você pode ter mais e cobrir melhor a cidade, além de transportar mais gente.

Porque as cidades ficam patinando na questão da mobilidade?
Porque são decisões difíceis, que exigem sacrifícios. E é muito difícil ter políticos que tomam decisões difíceis.

Fonte / Revista Galileu

Pedalada no frio


Com a chegada do outono/inverno, o clima passa a ser bem mais hostil aos ciclistas urbanos. As baixíssimas temperaturas observadas nas manhãs e finais de tarde contrastam com o sol e temperaturas mais elevadas durante o dia. A escolha do vestuário adequado para a pedalada torna-se importantíssima, de modo a proporcionar conforto e proteção ao ciclista.

Pedalar é uma atividade que demanda esforço físico; então é inevitável que o corpo eleve sua temperatura. Isso é bom de um lado e ruim de outro: ao elevar a temperatura do corpo o ciclista fica menos sujeito ao frio, porém, se não houver um controle da temperatura, o ciclista passa a sofrer do desconforto do excesso de calor e suor. Por isso mesmo, roupas de frio comuns não são totalmente adequadas e indicadas para o pedal.

O vestuário ideal é aquele que permite a perda de excesso de calor gerado pela pedalada, sem, contudo, expor o ciclista ao frio. Essa característica está diretamente ligada à capacidade do material permitir a evaporação do suor, que controla a temperatura corporal. Materiais sintéticos são mais eficientes nesse ponto, portanto roupas de algodão devem ser evitadas. O algodão demora mais para secar quando molhado, acumulando suor. Após cessar a atividade física (a pedalada), o suor contido no tecido irá esfriar, gerando desconforto ao ciclista, podendo até mesmo provocar gripes e resfriados.

Mesmo nos dias mais frios não é necessária uma montanha de roupas para se proteger das baixas temperaturas a que estamos expostos durante a pedalada. Pelo contrário. Peças leves e confortáveis podem trazer a proteção e o conforto desejado
O ciclismo esportivo trouxe diversas contribuições para os ciclistas urbanos no que tange o vestuário, e algumas delas impressionam pela simplicidade e praticidade, inclusive podendo ser utilizadas conjuntamente com roupas comuns.

É o caso dos manguitos e pernitos. Essas peças de nomes estranhos nada mais são que extensões de camisas e bermudas de ciclismo. Mas podem ser utilizados por baixo da roupa comum, auxiliando na retenção do calor, ao mesmo tempo que permite a evaporação do suor. Outra enorme vantagem é a facilidade de colocação e retirada, caso o tempo mude.

Ambos são fabricados em lycra, ficando justos nas pernas e braços. O custo varia de acordo com o material e marca, mas peças de qualidade comprovada custam em torno de R$ 20 (manguitos) e R$ 30 (pernitos), o par.
Costumo utilizar os manguitos por baixo (ou sobre) as mangas de jaquetas, assim evito ter os pulsos expostos ao vento
Outra peça interessante e muito prática é a chamada “segunda pele”. São camisas (de manga curta ou longa) e calças justas, de material muito agradável ao toque, e que permitem um conforto muito grande, pois absorvem o suor da pele, dissipando a umidade mais rapidamente. São ótimas para serem utilizadas por baixo de conjuntos “trainning” ou qualquer outra roupa.
Se você pedala grandes distâncias diariamente, o uso de calças de ciclismo é recomendável, principalmente pela existência do forro, que proporciona conforto e evita assaduras provocadas pelo selim.

A calça pode ser utilizada sem complemento, enquanto a segunda pele não deve ser utilizada de forma solitária. Porém nada impede que você utilize uma bermuda ou calça comum sobre a calça de ciclismo, caso não se sinta confortável com a aparência que esta proporciona
O preço de uma calça de ciclismo começa em torno de R$ 60, de marca nacional de boa qualidade.


Paulo Roberto Rodachinski mora em Curitiba e usa a bicicleta diariamente como meio de transporte. paulor2@uol.com.br

Foto da Semana



Fonte / Pedaleiro