quinta-feira, 27 de maio de 2010

'Dentro de casa', Massa luta para acabar com jejum de poles da Ferrari


A fase não é tão boa, mas o histórico na Turquia pode servir como inspiração para Felipe Massa. O brasileiro faz da pista de Istambul a sua ‘casa’ e soma excelentes resultados. Com três vitórias consecutivas, entre 2006 e 2008, o piloto da Ferrari entra no final de semana de olho em melhores atuações e, principalmente, em bater Fernando Alonso. Para isso acontecer, nada melhor do que uma boa exibição nos treinos, a conquista da pole e o fim de longo jejum da escuderia italiana, que irá atingir a marca de 800 GPs na Fórmula 1.

Fonte OUL/Esportes

terça-feira, 25 de maio de 2010

Dicas para uma boa pedalada!


Muita gente tem se animado a usar a bicicleta como meio de transporte regularmente. Entretanto, uma das maiores vantagens da bicicleta – a simplicidade – acaba gerando alguns obstáculos que podem desestimular os iniciantes.

Para andar de bicicleta é só subir em cima de uma e sair pedalando, certo? Certo ! Mas alguns pequenos detalhes podem reduzir seu esforço pela metade ou menos. Só para ilustrar o que estou tentando dizer, conheci pessoas que não conheciam esses detalhes e queixavam-se de pedaladas curtas de aproximadamente 5km. Algumas tinham dores nas costas, dores nos pulsos, ficavam cansadas, sem fôlego ou até mesmo com as coxas “queimando”. Bastava corrigir um desses problemas e lá saíam elas para um passeio de 40km sem reclamar de nada. Mágica? Nada disso! Dicas simples para um meio de transporte simples.

Calibrando os pneus
Mantenha seus pneus cheios. Você pode até procurar uma tabela para saber a pressão ideal mas isso não é essencial. Basta encher até sentir que ele não vai deformar com você andando. A diferença é muito grande, com os pneus murchos a superfície de contato com o solo aumenta e deixa a bicicleta bem mais pesada.

Se você pedala diariamente vai precisar regular menos, mas fique sempre atento. De preferência tenha uma bomba própria, não vai levar nem dois minutos para encher os pneus e você não vai precisar ficar procurando um posto.

Altura do selim
Já falamos sobre isso em outros artigos mas não custa nada reforçar. Se na parte mais alta da pedalada seu joelho fica mais alto que sua coxa então o selim está baixo demais. Se você precisa esticar totalmente sua perna na parte mais baixa da pedalada o selim está alto demais.

Para encontrar a altura adequada, sente-se no selim e apoie o calcanhar no pedal na posição mais baixa. A sua perna deverá estar quase 100% estendida. Esse procedimento não leva nem um minuto.

Manutenção da corrente
Esse é um dos itens que podem dar um pouquinho mais de trabalho, mas é extremamente importante se você encara muitas chuvas ou ruas não asfaltadas.

Você pode usar uma escova de dentes usada para tirar o excesso de sujeira da corrente e depois passar um paninho para uma limpeza um pouco mais rigorosa. Mas o ideal mesmo é retirar a corrente e lavá-la com querosene. Se você roda bastante (400km/mês ou mais) considere revisões pelo menos a cada seis meses.

Campainha
Pode parece algo insignificante mas no ambiente urbano você compartilha o trânsito com uma infinidade de pessoas, veículos, animais e sabe lá o que mais. Um “trim-trim” ao alcance do dedo pode ser de grande ajuda.

Bagageiro
Carregar mochila nas costas e bolsas no ombro ou no guidão é extremamente desconfortável. Mesmo no inverno você tem boa chance de ficar suado. Sem contar o peso extra nas costas e a possibilidade de atrapalhar o equilíbrio.

Para quem não quer ir com a tradicional cestinha dá para pesquisar alguns modelos de bagageiros, suportes ou alforges.

Marcha/Câmbio
Pode parecer preciosismo mas depois de alguns meses usando a bicicleta regularmente você vai agradecer se estiver usando um bom grupo de marchas. O desgaste é muito menor deixando o movimento mais suave e reduzindo as chances de cair a corrente.

Quadro
Essa dica é importante principalmente para quem é muito alto ou muito baixo. No mercado, os modelos são quase todos voltados para alturas medianas.

Poucos centímetros podem significar dores fortes no pescoço e costas e insegurança durante as pedaladas.


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Se você usa ou está pensando em usar a bicicleta como meio de transporte e ainda não tem muita prática, tenha essas dicas em mente e você vai ver que pedalar é ainda mais simples e fácil do que você achava.

fonte/ transporte humano

segunda-feira, 24 de maio de 2010

Foto do Dia


A folga...

Ao ver esta foto, no Copenhagenize.com, não pude deixar de pensar: que sociedade queremos para nós?


Apenas uma sociedade preocupada com a vida dos seus cidadãos faria o que fez a municipalidade de Roskilde, Dinamarca. Sim, para eles a VIDA tem importância! Nós ainda não descobrimos isto, mesmo que morram 183 pessoas por dia, dados de 2007, segundo este estudo: mapeamento das mortes por acidentes de trânsito no Brasil.

Assistimos diariamente absurdos no trânsito caótico, onde o estado se restirou por completo. A implementação cada vez maior de radares e pardais (radar campeão de multas), sinalizando-os previamente e retirando das ruas os agentes de trânsito, mostra que a educação no trânsito deve ficou restrita apenas como temas para trabalhos de conclusão de curso, teses e dissertações. Convoco os leitores deste blog a fotografarem e me enviarem um agente da Diretran ou do Bptran nas ruas após as 18:00, em trabalho de rotina.

Como vamos melhorar o comportamento no trânsito se não houver educação? A minha bronca com o sistema de radares é que não se educa ninguém ao se enviar uma multa pelo correio. Outra bronca: temos, não necessariamente nesta ordem de importância, Diretran (ou agentes das polícias municipais), Bptran (Pol. Militar Estadual, no caso do PR), Polícia Rodoviária Estadual e Polícia Rodoviária Federal. Ou seja, temos agentes aos montes. Quantos você vê por aí?

Estamos sós. Será que esta situação será, um dia, revertida? Teremos ruas como esta aí da foto?

fonte/O Pedaleiro