sexta-feira, 27 de agosto de 2010

PS Partido da Sinceridade

Com chuva, Alonso é o mais rápido na primeira sessão de treinos em Spa

O espanhol Fernando Alonso confirmou que a Ferrari manteve o bom momento depois da pausa da Fórmula 1 e começou o GP da Bélgica com o melhor tempo na primeira sessão de treinos livres, mesmo com chuva intensa no circuito de Spa-Francorchamps.




O espanhol andou os sete quilômetros da pista em 2min00s797, seguido por Lewis Hamilton e Roberto Kubica. Rubens Barrichello foi o nono mais rápido, e Felipe Massa apenas o 11º.
Com muita chuva no início do treino, as equipes esperaram para colocar os carros na pista, e os pilotos não conseguiram dar muitas voltas para testar o carro. Alonso, por exemplo, deu 17 voltas, o mesmo número de Massa. Barrichello entrou faltando cerca de dez minutos para o fim e fez só sete giros.

Mesmo com o tempo aberto ao final da sessão de 90 minutos, a pista continuou encharcada, e Massa foi um dos que mais sofreram com a situação. O brasileiro chegou a escapar na curva Pouhon. Alonso ainda conseguiu aproveitar a estiagem para cravar sua volta mais rápida.

Hamilton já havia feito seu tempo antes, e optou por não voltar à pista nos minutos finais do treino. Já a Renault, de Robert Kubica, provou que o duto frontal fez diferença, mesmo com a chuva torrencial, e ganhou a terceira posição logo antes do encerramento da sessão.

Entre as equipes menores, o destaque foi para a Virgin, que começou andando na frente das duas Lotus, com Lucas Di Grassi em 20º lugar. Bruno Senna também cumpriu a promessa de que sua Hispania renderia melhor em Spa e ficou em 22º, à frente de Kovalainen.

Após festa, Williams homenageia 300 GPs de Rubinho em carro e macacão

Em seu 300º GP na Fórmula 1, Rubens Barrichello ganhou mais duas homenagens da Williams antes da corrida na Bélgica. A equipe inglesa, que já tinha organizado uma festa em seu motorhome na quinta-feira, apresentou a pintura especial para a marca histórica do brasileiro. Além da marca "RB300", a parte lateral da entrada de ar para o motor colocada acima da cabeça do piloto tem a bandeira brasileira. O macacão também é especial para Spa-Francorchamps.

Barrichello posa com o macacão e o capacete comemorativos ao lado do carro em Spa

quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Fotos bike...


No aniversário do Palmeiras, Marcos faz declarações de amor

Goleiro completou 500 jogos no Palmeiras e diz que não seria nada sem o clube




Foto: Agência Lance

Reduzir Normal Aumentar Imprimir Hoje é um dia especial para os palestrinos: o Palmeiras completa 96 anos de história. Depois dos eventos em comemoração da data nos últimos dias, hoje o clube pode comemorar seu aniversário com sua torcida. O Palmeiras recebe o Atlético-GO no Pacaembu, com promessa de casa cheia e cantos de parabéns.

Em uma data tão especial, uma pessoa não poderia passar em branco sem prestar sua homenagem: Marcos, que atingiu a marca de 500 jogos pelo clube na última semana, fez questão de mostrar sua gratidão e fazer uma singela declaração de amor ao clube.

"O Palmeiras deu muito mais para o Marcos do que o Marcos para o Palmeiras. Se eu não estivesse aqui, o Palmeiras seria igual. Eu não seria nada sem o Palmeiras. Conquistei tudo profissionalmente e pessoalmente, ajudei minha família... Não tem o que questionar", disse o goleiro para o site oficial do clube.
O goleiro ainda mostrou toda felicidade com a data e ressaltou a importância do Palmeiras no futebol mundial.

"Fico extremamente feliz, é um momento de alegria e satisfação por tudo o que o Palmeiras representa para o futebol brasileiro e mundial. O aniversário de um clube é como se fosse de uma pessoa, e não tem nada melhor do que desejar parabéns para a nossa torcida e para os dirigentes que montaram um time forte e à altura do clube", afirmou o camisa 12.

Tem labirintite...não assista!

Seis dias de puro mountain bike

600 quilômetros pela Chapada Diamantina. A altimetria promete

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Mundial de Ciclismo Paraolímpico - Brasil fecha pódio numa única prova

Ouro, Prata e Bronze para seleção brasileira
Terminou o campeonato mundial de Ciclismo Paraolímpico, realizado em Baie-Comeau, Quebec, no Canadá. Foram cinco dias de competições de muita emoção e superação.



Mais uma vez a seleção brasileira esteve presente, destaque para o catarinense Soelito Gohr, que conquistou o seu segundo título mundial disputando a categoria C 5. Soelito conquistou o seu primeiro título no ano passado na Itália, vide link:

http://www.pedal.com.br/ouro-para-o-brasil-no-mundial-paraolimpico-de-ciclismo_texto3422.html

Domínio absoluto dos brasileiros
Os brasileiros Soelito Gohr, Lauro Chaman e João Schwindt disputaram a prova de longa distância da categoria C5. Cerca de 26 competidores dos mais variados países estiveram presentes. Todos eles tiveram que dar sete voltas no circuito, proporcionando uma distância total de aproximadamente 80km.

Numa chegada emocionante, após 02:04:48s, quatro atletas chegaram juntos. Destaque para o trio brasileiro, que cruzou a linha de chegada formando o pódio: ouro, prata e bronze.
Soelito cruzou a linha em primeiro, registrando uma velocidade média de 38.3 km/h após a prova. Lauro e João superaram o italiano Pierpaolo Addesi, que também estava na disputa e terminou em quarto lugar.

Outras chegadas acirradas também foram registrada na mesma prova, mostrando o alto nível técnico dos atletas, que mesmo com as deficiências, mostraram que são super-atletas.

:: Resultados C5 Men, 79.8 km

1 Soelito Gohr (Brasil) 2:04:48

2 Lauro Chaman (Brasil)

3 Joâo Schwindt (Brasil)

4 Pierpaolo Addesi (Itália)

5 Wolfgang Eibeck (Áustria) 0:03

6 Russel White (inglaterra)

7 Angelo Maffezzoni (Itália)

8 Johan Ballatore (França) 0:06

9 Patrik Chlebo (Eslováquia)

10 David Mercier (França)




Outros resultados
Voltando as disputas deste ano, alguns brasileiros realizaram suas provas com excelentes resultados. Outros não tiveram sucesso, mas isso não importa. A representatividade deles na competição é maior do que qualquer vitória.

Na categoria Tandem Masculino longa distância, Paulo Ribero Cardoso (B) e Sandro Fernandes (Piloto) (Brasil) – não completaram os 102.6 km. Carlos Eduardo Câmara também não completou os 45.6 km na categoria Masculino H2.

:: Road Men C2 – 78.8 km
10º Flaviano Carvalho (Brasil) – 01:42.03

22º Wellington Antonio Cavalcante (Brasil) - 1:58:40

:: Individual Time Trial – C3 - 22.8km
13º Jefferson Spimpolo (Brazil) – 39:38.50

:: Road Men C3 – 78.8 km

14º Jefferson Spimpolo (Brasil) – 1:42:03

:: Individual Time Trial - Men C2 - 22.8km

13º Flaviano Carvalho (Brazil) 4:30.6

:: Individual Tandem – Time Trial – 22.8km

30º Paulo Ribeiro Cardoso (B) e Sandro Fernandes (Piloto) - 38:49.17
:: Individual Time Trial - Men C5 - 22.8km

Lauro Chaman conquistou o Bronze na disputa do Time Trial individual. Soelito Gohr em oitavo e João Schiwindt na décima posição completavam os top 10.

1. Andrea Tarlao (Itália) 32:09.9

2. Michael Gallagher (Austrália) 0:09.9

3. Lauro Chaman (Brasil) 0:18.2

4. Wolfgang Sacher (Alemanha) 0:52.9

5. Cathal Miller (Irlanda) 1:00.7

6. Wolfgang Eibeck (Áustria) 1:08.4

7. Pierpaolo Addesi (Itália) 1:08.8

8. Gohr Soelito (Brasil) 1:17.6

9. Bénjamin Landiér (França) 1:20.6

10. Joâo Schwindt (Brasil) 1:29.9

O Pedal parabeniza todos os atletas que representaram o nosso país neste mundial. A superação é a marca destes competidores, que conseguem mostrar o amor pelo esporte e a nossa nação. Com certeza todos os ciclistas do Brasil estão orgulhosos de vocês.

O Pedal também disponibiliza um espaço no site para divulgar fotos e relatos deste mundial.
redacao@pedal.com.br
Fonte  pedal.com.br

terça-feira, 24 de agosto de 2010

Baixa umidade relativa do ar: recomendações

Nos últimos dias, uma grande massa de ar quente e seco predomina por todo o Estado de São Paulo, entre 20% a 24% à tarde, em nível de atenção e próximo ao nível de alerta da Defesa Civil.



Este tipo de condição climática é muito comum no Inverno, caracterizado por longos períodos sem chuvas (estiagem). A vegetação fica seca, propensa a incêndios, e a qualidade do ar cai consideravelmente devido às queimadas e a poeira que fica suspensa, afetando a saúda da população.

E para os bikers e esportistas em geral, a atenção e cuidados devem ser redobrados, pois com a atividade física, a perda de líquidos é acentuada, e com a condição de tempo seco, o risco de desidratação e complicações pulmonares é maior. Para aqueles que mesmo assim queiram praticar alguma atividade física durante a tarde, o recomendado é tomar líquidos constantemente e sempre se proteger do sol.

Abaixo seguem as recomendações do Cepagri-Unicamp, extraídas de artigo disponível no link http://www.cpa.unicamp.br/artigos-especiais/umidade-do-ar-saude-no-inverno.html.

Informações diárias sobre as condições do clima na região de Campinas podem ser obtidas no link http://www.cpa.unicamp.br/prev.html

--------------------------------------------------------------------------------
UMIDADE RELATIVA DO AR

Significa, em termos simplificados, quanto de água na forma de vapor existe na atmosfera no momento com relação ao total máximo que poderia existir, na temperatura observada. A umidade do ar é mais baixa principalmente no final do inverno e inicio da Primavera, no período da tarde, entre 12 e 16 horas. A umidade fica mais alta:

•Sempre que chove devido à evaporação que ocorre posteriormente.

•Em áreas florestadas ou próximas aos rios ou represa.

•Quando a temperatura diminui (orvalho).


PROBLEMAS DECORRENTES DA BAIXA UMIDADE DO AR
•Complicações alérgicas e respiratórias devido ao ressecamento de mucosas;

•Sangramento pelo nariz;

•Ressecamento da pele;

•Irritação dos olhos;

•Eletricidade estática nas pessoas e em equipamentos eletrônicos;

•Aumento do potencial de incêndios em pastagens e florestas.



CUIDADOS A SEREM TOMADOS

Entre 20 e 30% – Estado de Atenção

•Evitar exercícios físicos ao ar livre entre 11 e 15 horas

•Umidificar o ambiente através de vaporizadores, toalhas molhadas, recipientes com água, molhamento de jardins etc.

•Sempre que possível permanecer em locais protegidos do sol, em áreas vegetadas etc.

•Consumir água à vontade.

Entre 12 e 20% – Estado de Alerta

•Observar as recomendações do estado de atenção

•Suprimir exercícios físicos e trabalhos ao ar livre entre 10 e 16 horas

•Evitar aglomerações em ambientes fechados

•Usar soro fisiológico para olhos e narinas

Abaixo de 12% – Estado de emergência

•Observar as recomendações para os estados de atenção e de alerta

•Determinar a interrupção de qualquer atividade ao ar livre entre 10 e 16 horas como aulas de educação física, coleta de lixo, entrega de correspondência etc.

•Determinar a suspensão de atividades que exijam aglomerações de pessoas em recintos fechados como aulas, cinemas etc entre 10 e 16 horas

•Durante as tardes, manter com umidade os ambientes internos, principalmente quarto de crianças, hospitais etc.

São Paulo...sem transporte coletico decente, todos usam carros!

Faixa de poluição cobre a região da Mooca


A massa de ar seco que cobre São Paulo deixou a umidade relativa abaixo dos níveis considerados adequados à saúde e obrigou a Defesa Civil a decretar a cidade em estado de alerta nos últimos dias. Segundo a Secretaria de Saúde do Estado, as condições meteorológicas adversas aumentam os riscos de ocorrências de problemas respiratórios, principalmente em crianças, e seus efeitos já são sentidos em hospitais da rede pública.
O Hospital Infantil Cândido Fontoura registrou um aumento no número de crianças consultadas no último domingo. Segundo a Secretaria de Saúde, o hospital de referência atende, em média, 280 crianças por dia, mas, naquele dia, prestou atendimento a 416. A direção do hospital atribui ao tempo seco os atendimentos acima da média.

Apesar de não ter dados oficiais do impacto do tempo seco na rede pública hospitalar nos meses de inverno deste ano, levantamento da Secretaria da Saúde aponta que em 2009 houve, no período de maio a agosto, 45% mais internações por doenças respiratórias nos hospitais do Sistema Único de Saúde (SUS) paulista do que nos quatro meses anteriores - janeiro a abril. Em 2008, o crescimento foi ainda maior: 60%. Pneumonia e doenças crônicas das vias aéreas inferiores são os problemas que aparecem com mais frequência.

Crianças e idosos são os mais afetados pela baixa umidade do ar, por isso, é necessário atenção especial a esses dois grupos de pessoas, de acordo com a secretaria. A população deve ingerir bastante água, além de sucos naturais feitos de maneira adequada e água de coco.

Também é importante manter a higiene doméstica, evitando o acúmulo de poeira, que desencadeia problemas alérgicos. Dormir em local arejado e umedecido ajuda a minimizar os efeitos do tempo seco. Os ambientes podem ser umidificados com toalhas molhadas, reservatórios com água e até umidificadores. A secretaria recomenda ainda o uso de soro fisiológico para manter a lubrificação dos olhos.

Segundo a secretaria, a população deve evitar banhos com água muito quente, que provocam o ressecamento da pele, e usar sempre que possível um creme hidratante. Em caso de irritação das vias aéreas e dos olhos, a secretaria sugere o uso de soro fisiológico para lavar os olhos e as narinas.

Propagandas antigas mas inteligentes

Próximo do 300º GP, Barrichello afirma: 'Planejo seguir competitivo'

No GP da Bélgica, Rubens Barrichello completará 300 GPs em sua carreira na Fórmula 1. O orgulho pela marca, obviamente, é grande para o piloto da Williams. Rubinho, no entanto, quer celebrar na pista, dando provas mais uma vez do bom momento que vive na categoria.



- Esta corrida será o meu 300º GP a Fórmula 1. Eu me sinto muito privilegiado por estar neste esporte há tanto tempo e é ótimo atingir esta marca. Eu ainda acredito que eu estou no meu melhor e planejo seguir competitivo.
Assim como grande parte dos pilotos da categoria, Barrichello nutre um carinho especial pelo circuito de Spa-Francorchamps. Foi no circuito belga que o brasileiro conseguiu sua primeira pole na F-1. Embora não tenha vencido lá, a não ser em competições de acesso, Rubinho espera um bom resultado na Bélgica.

Cafés de bicicleta são mania em Londres

A cultura da bicicleta está a toda. E em Londres, a nova tendência são os “bike cafés”. São bares e cafés que têm como público alvo quem curte e anda de bicicleta. A ideia foi importada de Copenhagen, na Dinamarca, a capital internacional do cycle-chic. Mas foi em Londres que se transformou em mania.



Lugares como o Rapha Cycle Club, Container Cafe e Lock 7 – alguns ficarão abertos apenas no verão – começam a se proliferar. Além de encontrar seus amigos bikers, os espaços oferecem bicicletários e ainda é possível entrar com a própria bicicleta dentro do café.

Os bares ainda oferecem uma pequena oficina de reparos, alguns vendem roupas e equipamentos e todos organizam eventos ligados ao tema: exposições, mostra de filmes sobre competições famosas, etc.

Os criadores do Look Mum No Hands (uma brincadeira com aquela frase “olhe, mamãe, sem as mãos”) explicam o conceito em seu site: “gostamos de andar de bicicleta e de beber café. E tivemos a ideia de combinar isso para fazer algo especial. Achamos um lugar incrível, numa locação maravilhosa e aqui estamos. Exibimos filme, promovemos workshops e temos duas máquinas de consertar bikes. Ah, e vendemos cerveja”, lembram.

Já o Rapha Cycle Club, que ficará aberto – a princípio – apenas durante alguns meses, é um mix de galeria, loja e café. “Ao contrário de muitas lojas pop-up, o Rapha vai ser mais do que um espaço para vendas, com transmissão ao vivo de corridas de bicicletas e um calendário de eventos. Queremos que seja a casa do esporte”, explicam. O Container – como o nome dá dica – é situado dentro de um container do lado de parque.

E o modismo parece se proliferar cada vez mais.