sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Apresento-vos uma prateleira criativa para bicicleta.

Segundo o site do designer Chris Brigham, o "suporte para a bicicleta" é feito à mão e feito de madeira.
Na minha opinião esta prateleira é uma ideia criativa, simples e prática para se guardar (arrumar) uma bicicleta.





quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Polêmica Massa x Barrichello é assunto do dia, e jornalistas alemães se desculpam no Japão

A suposta entrevista em que Felipe Massa afirmou não querer ser um "segundo Rubens Barrichello" foi um dos assuntos do dia no paddock japonês, que neste final de semana recebe a 16ª etapa do Mundial de F-1. A repercussão foi tamanha que a Ferrari não tardou em desmentir a frase atribuída ao piloto brasileiro pelo "Sport Bild", da Alemanha. O time fez questão de distribuir a transcrição literal do trecho da entrevista para evitar mais polêmica.



Nela, o "Bild" questiona se Massa não teme, após a marmelada na Alemanha, transformar-se num segundo Barrichello. "Claro que na minha cabeça eu nunca serei um segundo [piloto]. Se um dia eu for o segundo, vou achar outra coisa para fazer da vida", disse.
O mal entendido todo aconteceu porque, ao invés de escrever "piloto", o "Bild" colocou "Barrichello". Nesta quinta, em Suzuka, os jornalistas pediram desculpas tanto a Massa como a Barrichello pela confusão.

"Eu jamais diria uma coisa dessas. O que eu falei é que não seria segundo piloto, como sempre disse. Fiquei chateado com o que saiu, porque quem lê não sabe", falou Massa.

Já Barrichello afirmou que tomou conhecimento da história enquanto jantava justamente com o ferrarista. "Estava olhando o Twitter e vi que tinha alguma coisa. Até brinquei com o Felipe, que negou na hora ter dito qualquer coisa parecida e pra mim este caso está encerrado", declarou Barrichello em Suzuka.

Fonte/Folha.com

Caindo (chão!)...o que fazer?

Sobre o guidão

O que acontece
Sua roda dianteira enrosca em algo, pode ser um areião, ou até em um cachorro. Sua bike vai parar por completo e você voa como super-homem sobre o guidão.
O que fazer
Não vire passageiro de si mesmo e espere seu rosto chegar ao chão primeiro. Levante os braços e se prepare. Use seu braço líder à frente para ser o primeiro a chegar ao chão e começar a absorver o impacto. O outro, dobre a frente da cabeça para proteção. Encaixe o queixo junto ao peito com o braço de proteção à frente.

Assim que seu braço líder chegar ao chão, role seu corpo sobre ele no sentido do ombro. Com sorte você terminara de costas no chão. O fato de manter a cabeça encaixada no peito ajuda no rolamento. Com sorte, se você estiver clipado, seus pés vão se soltar em algum momento. Mas de qualquer forma fique preparado, pois sua bike pode estar vindo logo atrás de você e pode querer aterrissar bem no meio da sua barriga. Use as pernas para se defender.




Lateral por cima

O que acontece
Este tipo de queda acontece em um fração de segundos. Em uma curva, quando a bike tende a escorregar de traseira e você vai controlando a situação, se a roda tracionar ou parar de vez, a bike fica ereta de imediato e você é lançado para o lado.

O que fazer
Como no primeiro tipo de queda, você é lançado fora da bike, mas dessa vez de lado. Aqui a principal coisa a fazer é se separar da bike, largue a bike e tente soltar os pés dos clipes.

O mais importante aqui é tentar focar onde você vai cair e, se possível, escolher o local. Essa “escolha” na verdade se dá em frações de segundos quando você sente que a roda esta derrapando e pode travar começando o lançamento de ciclista. É a velha coisa de, se você vai entrar forte numa curva, já visualizar onde é a saída caso algo dê errado. Se nada disso for possível, como acontece na maioria dos casos, lembre-se de usar um braço para proteger o rosto e levar o queixo ao peito a fim de minimizar impactos na cabeça. Dobre o corpo e as pernas para que a queda seja absorvida pelos músculos e não pelos ossos.




Lateral por baixo

O que acontece
Você entra em uma curva de maneira agressiva e uma ou as duas rodas começam a escorregar. Você sente a bike deitando de vez sem chances de voltar começando a ralação de coxa, quadril e bike se você não fizer nada.
O que fazer
Sem dúvida você precisa parar de escorregar o mais rápido possível. Diz a lenda que a 60 km/h um asfalto queima 2 centímetros de carne por segundo de derrapagem. Se esse valor esta certo, eu não sei, mas que a lycra não vai fazer muito por você nesse caso, isso não vai.

Tente virar seu corpo na direção para onde a bike esta escorregando. Se tiver tempo, solte a mão que esta mais perto do chão e use a parte de trás do ombro para absorver o principal do impacto. Tente soltar o pé que esta por baixo e use-o como freio. O principal é parar de escoregar.






Tombo!

O que acontece
Este é o tombo mais bobo e humilhante que existe para um ciclista. Principalmente para que anda clipado ou com firma pé. Mas pode acontecer a qualquer um mais desatento. Quando você para, não consegue ou esquece de soltar os pés e cai de lado de maneira boba e ridícula.
O que fazer
Muitas vezes esse tipo de queda pode machucar até mais que outras porque você não se prepara em nada e acerta o solo com coxa, quadril e ombro de modo chapado.
Para evitar este impacto chapado, tente manter o corpo ereto até o ultimo momento. Mande a bike pra baixo para que o pedal e o guidão encontrem o solo antes que você. E quando for sua vez de chegar ao piso, tente rolar sobre o ombro para diluir o impacto.

See Jane Jump Festival - Mountain bike só para mulheres

O Mount Washington Alpine Resort recebeu o See Jane Jump Festival, um festival de mountain bike só para as "ladies", que mostram agressividade com um toque feminino, e um estilo diferente de pilotagem. Maquiagem, batom e muito freeride.


Cerca de 50 competidoras foram recebidas pelos organizadores e patrocinadores do evento como, Oakley, Norco, Gravity, Denman Island Chocolates e Vitamin Water. O nível técnico envolvia desde a novata até a profissional. Elas foram guiadas por Katrina Strand entre outros pilotos Pró.
Muitos rolês, Yoga e Vinhos fizeram parte do roteiro do evento, além de uma apresentação fotográfica pelo fotógrafo Dan Barham.



O organizador do evento, Darcy Turenne, construiu um circuito de slopestyle que possibilitasse o uso completo por parte das atletas. Todos os níveis foram construídos para fluir bem, o que surpreendeu a todos.

"Este evento renovou todo o meu amor pelas bicicletas..." comentou uma das participantes.



Os principais nomes presentes no evento foram: Katrina Strand, Claire Buchar, Tammy Donahugh, Lorraine Blancher, Wendy Robinson, Beth Parsons, Emily Johnston, Kat Sweet e Angi Weston.






terça-feira, 5 de outubro de 2010

Showww!!!

http://www.youtube.com/watch?v=QYXKaAzEJrk&feature=player_embedded

Volta Ciclística de São Paulo - Os "gringos" estão chegando...

A equipe Blackpeloton / Cicloravena / Lan, da Nova Zelândia, chega nesta terça-feira, para a disputa do Tour do Brasil / Volta Ciclística de São Paulo, que acontecerá entre os dias 16 e 24 de outubro. Os neozelandeses serão os primeiros estrangeiros a desembarcar em São Paulo para a disputa da principal prova de estrada do país. A competição terá nove etapas, incluindo um contra-relógio, num total de 1.417,5 km, passando por 55 cidades do estado de São Paulo.

Passando por Valinhos/SP







Conheça o percurso

1ª etapa - 16/10(sábado) - Presidente Prudente até Assis (120 km) - largada: 6h50min / chegada prevista: 9h35min

16/10(sábado) - Assis até Marília (79 km) - trecho neutralizado

2ª etapa - 17/10(domingo) - Marília até Bauru (106 km) - largada: 6h50min / chegada prevista: 9h35min

3ª etapa - 18/10(segunda) - Bauru até São Carlos (178,7 km) - largada: 6h50min / chegada prevista: 11h20min

4ª etapa - 19/10(terça) - São Carlos - contra-relógio (12 km) - sub etapa - das 6h50min às 9h35min

4ª etapa - 19/10(terça)- Rio Claro até Indaiatuba (125 km) - sub etapa - largada: 13h30min / chegada prevista: 16h30min

5ª etapa - 20/10(quarta) - Indaiatuba até Sorocaba (105 km) - largada: 6h50min / chegada prevista: 9h35min

6ª etapa - 21/10(quinta) - Sorocaba até Atibaia (133,6 km) - largada: 6h50min / chegada prevista: 10h20min

7ª etapa - 22/10(sexta) - Atibaia até Pindamonhangaba (185 km) - largada: 6h50min / chegada prevista: 11h35min

8ª etapa - 23/10(sábado) - Pindamonhangaba até Campos do Jordão (61,7 km) - largada: 6h50min / chegada prevista: 8h30min

24/10(domingo) - Campos do Jordão até Jundiaí (250 km) - trecho neutralizado

9ª etapa - 24/10(domingo) - Jundiaí até São Paulo (chegada na av. Roberto Marinho - Ponte Estaiada) - (61,5 km) - largada: 6h50min / chegada prevista: 8h00min

O Tour do Brasil / Volta Ciclística de São Paulo é uma realização e organização da Rede Globo , Yescom, Governo do estado de São Paulo e Federação Paulista de Ciclismo com transmissão da Rede Globo, SporTV e Globo Internacional. Apoio especial da Polícia Militar Rodoviária do Estado de de São Paulo, Secretaria Estadual dos Transportes, Secretaria Estadual de Esportes, Lazer e Turismo de São Paulo, das prefeituras de Presidente Prudente, Assis, Marília, Bauru, São Carlos, Rio Claro ,Indaiatuba, Sorocaba, Atibaia, Pindamonhangaba, Campos do Jordão, Campinas, Jundiaí e São Paulo, Artesp e das concessionárias Dersa, DER, Rota das Bandeiras, Eco Pista, Triângulo do Sol, Colinas, Rodovias do Tietê, CCR Autoban, Centro vias Grupo OHL, CCR. O patrocínio é o do Banco do Brasil, com co-patrocínio de Fisk, Bouts e Houston , apoio de Montevergine , Gu Gel , Thule. A supervisão é da União Ciclística Internacional e Confederação Brasileira de Ciclismo

Das antigas...

Treino! no escritório com estilo...

Tem dinheiro sobrando e procura um cabide diferente? A empresa italiana Ciclotte lançou uma bicicleta pra exercícios totalmente diferente do convencional. Ela foi projetada por Luca Schieppati de Milão e é fabricada em Bérgamo pela Lamiflex Composites, ambas as cidades na Itália.



Realmente ela tem um design inovador, não lembrando aqueles toscos aparelhos de se exercitar, que alguns chamam de bicicleta ergonométrica, mas que eu chamo de cabide. Veja as fotos do produto (Fotos de duvlgação).



O preço? Bem, aí já é um pouco mais salgado: US$ 10.700,00. Que tal?

segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Foto do Mês...

Pai competitivo!!! rsrsrsrsss...

Encontro Nacional de Cicloturismo - Programação completa do evento

Clube de Cicloturismo se prepara para o evento mais importante do ano. Serão quatro dias de imersão no mundo das viagens de bicicleta, com passeios, palestras, cursos e ainda lançamento de produtos e livro.



O Clube de Cicloturismo, que em 2011 vai completar dez anos de fundação, vê com entusiasmo o crescimento da atividade no país. Com cerca de 15 mil cadastrados, de todos os estados do Brasil, a entidade vem mostrando que viajar de bicicleta é uma opção de turismo que alia liberdade, esporte e cuidado com o ambiente.

O cicloturista busca ainda, conhecer mais a fundo os locais onde passa, aproveitando o máximo da cultura, gastronomia, natureza e principalmente o contato com as pessoas.
Para o evento são esperadas entre 100 a 150 participantes, de diferentes estados. A faixa etária que costuma comparecer ao Encontro também é bem variada, desde crianças com os pais até cicloturistas na terceira idade.

“Cicloturistas de todo o país tem contato freqüente pela internet, através das listas de discussão e sites, e o Encontro é uma oportunidade de nos conhecermos pessoalmente e trocarmos experiência” diz Eliana Garcia, uma das organizadoras do evento.

Além de passeios de bicicleta, os Encontros contam com uma forte programação de palestras e cursos, com cicloturistas experientes em várias áreas. Os temas abordarão desde mecânica de bicicleta, fotografia em viagens, até os depoimentos de viagens incríveis, como a de Rafael Limaverde, que fez a volta na América Latina, durante mais de dois anos. Rafael fará também o lançamento do livro que resultou desta viagem: "Pelos Caminhos de Nuestra América - uma pedalada poética pelos confins do continente".

O evento foi escolhido para a marca Ararauna fazer o lançamento de seu novo produto, o alforje impermeável. Segundo Rodrigo Telles, fabricante, os participantes poderão testar os alforjes e concorrer a um sorrteio.

A cada ano o Encontro de Cicloturismo é realizado num local diferente, sempre em regiões que tenham belas paisagens e estradinhas de terra tranqüilas para se pedalar. O local escolhido este ano foi o Parque Náutico Jaguara, que fica a beira de uma bela represa do Rio Grande, na divisa entre Minas e São Paulo.

Já estão inscritos participantes de Goiás, Distrito Federal , Rio de Janeiro, Bahia, Rio Grande do Norte, Paraná, Rio Grande do Sul, além de Minas Gerais e São Paulo. As vagas são limitadas e as inscrições só podem ser feitas pela internet.


Evento

9 º ENCONTRO NACIONAL DE CICLOTURISMO E AVENTURA

Público: Todos os interessados em saber mais sobre bicicleta e viagens

Quando: de 09 a 12 de outubro de 2010

Local: Parque Náutico Jaguará, Sacramento MG (www.parquenauticodejaguara.com.br)

Informações e Inscrições: http://www.clubedecicloturismo.com.br/



Progração - 4 dias
Sábado - 09/out

8:00 Confirmação das inscrições (feitas somente pela internet até 01/10)

8:30 Encerramento da confirmação e concentração para o passeio

9:30 PEDALADA estradas de terra (±20km) - dificuldade média, ritmo leve

14:30 Mini Curso "MANUTENÇÃO DA BICICLETA EM VIAGEM" por Fábio Eduardo da Silva

- Professor de Física e Administrador, natural de Bauru interior de SP. Iniciou-se no cicloturismo em 1994. Viajou de Curitiba à Florianópolis pelo litoral, o interior e as serras de SC, Estrada Real, Litoral do ES e RJ, Chapada dos Guimarães, Pantanal, Argentina e Uruguai.

20:00 Palestra "ORIGEM E EVOLUÇÃO DE UM CASAL DE CICLISTAS" por Roberto Cruz e Ângela Sibinel. Ângela, Administradora e Executiva Publica, casada com Roberto Cruz, Economista e Professor Universitário, praticam o cicloturismo desde 2007 e somam em suas jornadas ciclísticas o Circuito Vale Europeu, Caminho da Fé, Caminho da Luz, Chapada Diamantina, Circuito das Águas e Montanhas Mágicas de Minas Gerais, Serra da Canastra – MG.

Domingo - 10/out

8:30 PEDALADA estradas de terra (±30km) - dificuldade média-alta, ritmo leve

14:30 Mini Curso "FOTOGRAFIA PARA VIAJANTES" por Walter Magalhães

- Analista de Sistemas e Fotógrafo. Pratica o cicloturismo desde 1991, tendo pedalado mais de 6.000Km em viagens de bicicleta. Viajou pela França, Argentina, Chile, Espanha (incluindo o Caminho de Santiago de Compostela) e Estrada Real. (http://www.waltermagalhaes.com/)

20:00 "AMERICA LATINA - PROJETO BICICLETA PELO MUNDO" por Rafael Limaverde

- Artista Plástico e ilustrador de livros infantis. Paraense de nascença e cearense de coração. Leitor assíduo das poesias escritas nas estradas. Explorador de boas estórias e sorrisos. Colecionador de amigos, alegrias e saudades. Apaixonado pela América Latina, continente de dores e delícias. (http://www.bicicletapelomundo.com.br/)

Segunda - 11/out

8:30 PEDALADA estradas de terra (±30km) - dificuldade média-alta, ritmo leve

14:30 Palestra "BICICLETA VIROU NEGÓCIO" por Thais de Lima

- há dois anos ciclista por paixão e há um por profissão, agora a bicicleta virou trabalho... e também negócio! Em 2008, Thais de Lima criou a personagem Mulher de Ciclos, por meio da qual conta suas aventuras sobre duas rodas, e em 2010 fundou a LEAD Esporte, Cultura e Mobilidade, empresa dedicada à viabilizar ações e projetos relacionados ao uso da bicicleta, e oferecer estratégias de comunicação e marketing especializadas para o segmento. (www.mulherdeciclos.com)

20:00 Palestra "NOVA ZELÂNDIA: O SONHO DE UMA VIAGEM DE BICICLETA" por Paulo Roberto Cunha

- Mestrando em Ciência Ambiental - USP. Advogado especializado em direito ambiental. Montanhista desde 1996, realizou diversas travessias pelo Brasil e, no Chile, esteve na Cordilheira dos Andes e no Parque Nacional Torres del Paine. Iniciou-se no cicloturismo em 2004, com destaque para as viagens feitas na Serra da Mantiqueira e nas Serras Gaúchas e Catarinenses. Utiliza a bicicleta como meio de transporte em São Paulo.(viagensdepaulopom.blogstpot.com)

Terça - 12/out

9:00 Palestra "DICAS, MACETES E SEGREDOS PARA UMA BOA VIAGEM DE BICICLETA" por Eliana Garcia e Rodrigo Telles.

Eliana Garcia - É Bióloga e educadora ambiental. Iniciou no cicloturismo 1988. Já percorreu mais de 20 mil km em viagens de bicicleta, destacando-se: Expedição Parques del Sur (4200km pelo Chile, Argentina, Uruguai e Sul do Brasil), Expedição Titicaca (Peru e Bolívia) além de inúmeras viagens por mais de quinze estados do Brasil. É fundadora e diretora do Clube de Cicloturismo do Brasil, autora do Manual de Dicas para Cicloturistas de Primeira Viagem.

Rodrigo Telles - É Engenheiro Elétrico e montanhista. Responsável pela criação e manutenção do site do Clube de Cicloturismo. É colunista da Revista Pedal. Realizou diversas viagens de bicicleta desde 1998, destacando-se: Expedição Titicaca (Bolívia e Peru), Sertão Nordestino, Serra da Canastra (MG), Terra Ronca, Chapada dos Veadeiros e Litoral Cearense. É fundador do Clube de Cicloturismo do Brasil e diretor da União dos Ciclistas do Brasil (UCB).

Rodrigo e Eliana dedicam-se desde 2003 a Arara Una Equipamentos para Cicloturismo (http://www.ararauna.esp.br/)

12:00 Encerramento do Evento

Foto da semana