sexta-feira, 26 de novembro de 2010

MTB!

Circuito Vale Europeu para Ciclistas
A aventura de, descobrir na Natureza, o nosso papel, está bem explicito nesse circuito no Sul do Brasil. Aqui a comungação da natureza e do homem é perfeita, estradas sinuosas, rios, cachoeiras, construções típicas e centenárias, flora e fauna.
O modo de vida da população faz com que a hospitalidade, atenção, cuidados aliados com a educação costumeira de moradores, deixam os praticantes de esporte salutar de bem com a vida.
Aqui encontrarás paisagens bucólicas, áreas de preservação, o verde invadindo a cidade com todo o charme dos jardins floridos. O zelo pelos bons costumes e a vida tranqüila é notada por todo o circuito. Embrenhar-se nos vales, nas encostas e em meio às plantações é uma constante.

Ouvir sotaque alemão e italiano é muito comum, inclusive os traços das feições irá enviar você a uma nítida viagem a Europa, pois aqui residem na grande maioria pessoas descendentes de europeus.



Conhecendo a Região
A região onde passa o Circuito possui belíssimas paisagens e uma natureza bem preservada, com muitas áreas de Mata Atlântica ainda intocadas. Nas partes mais altas há também as imponentes araucárias, típicas do Sul do Brasil. A presença da água é um dos destaques deste roteiro, além de ser uma das áreas com maior concentração de nascentes do país, são inúmeras cachoeiras, rios e riachos pelo caminho.

Outro aspecto interessante do Circuito é a marca da cultura européia que se manifesta fortemente nos hábitos e tradições da população. A imigração, inicialmente alemã, seguida da italiana, é visível em muitos aspectos como a arquitetura, a gastronomia, a música e os esportes.

Durante as pedaladas, o cicloturista poderá, por exemplo, observar a arquitetura Enxaimel, proveniente do sul da Alemanha, provar vinhos e queijos produzidos com a tradição italiana e entrar em contato com o modo de vida simples e tranqüilo das pessoas do campo.

A tradição do ciclismo é também um dos traços da cultura local. Diariamente, famílias inteiras utilizam a bicicleta como meio de transporte. Por isso, o cicloturista é encarado com muita naturalidade e encontra uma ótima receptividade.

Além do Circuito a ser percorrido de bicicleta, a região possui diversas opções e infra estrutura turística para a prática de outros esportes de aventura, como rafting, rapel e caminhadas.

Sobre o Percurso
Este é o primeiro roteiro no Brasil planejado especialmente para ser percorrido de bicicleta. O trajeto foi traçado de forma a fugir das estradas de asfalto, priorizando assim as estradinhas de terra mais bonitas e tranqüilas. Todas as distâncias, relevo, atrativos culturais e ecológicos foram pensados de forma que o cicloturista tire o máximo proveito de sua estadia no Vale Europeu.
O Circuito tem um total de 300km com início e término na cidade de Timbó-SC, a cerca de 30km de Blumenau. O percurso pode ser dividido em parte alta e parte baixa. A parte baixa acompanha o vale dos rios, indo de Timbó até Rodeio. Possui subidas e descidas, é claro, mas retorna sempre a uma altitude pouco maior do que a do nível do mar. Por estas características de relevo, pode ser feito por pessoas que possuam um condicionamento físico razoável e uma certa experiência com bicicleta.

Já na parte alta, o Circuito sobe a serra em direção às represas, que ficam a cerca de 700m de altitude. É uma região um pouco mais isolada, onde a natureza está muito presente. São freqüentes os trechos em que a estradinha estreita se embrenha na mata e permite que o cicloturista fique muito próximo dos pássaros e outros pequenos animais. O relevo é mais acentuado e exige um bom preparo físico para enfrentar alguns desafios como os longos trechos de subida, e uma certa experiência em cicloturismo, uma vez que o roteiro cruza locais menos habitados.

Veja mais em:
http://www.trilhaseaventuras.com.br/atividades/materia.asp?id_atividade=5&id=181

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Boa!..rsrsrrs...

Até nas bikes!?...rsrsrsrs

Recall da Giant - Bicicletas Anthem X aro 29
Cerca de 370 modelos podem causar problemas



A Giant anunciou um recall voluntário nos Estados Unidos de cerca de 370 bicicletas do modelo Anthem X aro 29 do ano 2011.
Um anúncio deste ninguém quer fazer, mas comprova o profissionalismo e comprometimento que a empresa tem perante aos seus clientes. Neste caso, todo cuidado é pouco e a troca da bicicleta (quadro) deve ser feita no lojista ou distribuidor.
O problema
Segundo os engenheiros, ao usar a bike, o quadro pode rachar na junção do Top Tube com o Seat Tube, o que representa um risco de queda para os ciclistas. Nenhum incidente / lesões têm sido relatados até o momento.
Este recall envolve as bikes 2011: Giant 29er Anthem X. Esses modelos foram vendidas em lojas autorizadas no final do mês de agosto de 2010, com a fabricação em Taiwan.
O alerta que a empresa faz é: Parar imediatamente de andar com as bicicletas e manter contato com qualquer revendedor autorizado Giant para uma inspeção e reparação gratuita.
Aqui no Brasil, o importador oficial da Giant é Cicloleiriense. Maiores informações, caso você tenha adquirido um produto deste caso, entre em contato através do link:

http://www.cicloleiriense.com.br/

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

chão!

Que PORR@ de índio e esse?

Índios se perdem na mata e pedem socorro por celular

Cinco índios Terena se perderam ontem à tarde em uma área do Exército do município de Miranda, onde entraram clandestinamente para catar guavira, fruta típica da região que revendem em Campo Grande e nas estradas. Para ser resgatados, 8 horas após entrar na mata, eles pediram socorro via celular.
O grupo ficou na área militar das 9h até às 17h, quando foi resgatado por quatro policiais militares, dois deles da PMA (Polícia Militar Ambiental) e um oficial do Exército.
Segundo as informações da Polícia Militar, o grupo era formado por dois homens e três mulheres, e foi levado até a área de instrução Betione por um taxista. A área militar fica a 20km da cidade.

Por volta das 14h, sem encontrar a saída, um dos índios usou o celular para acionar a Polícia.
O cabo Sinvaldo Francisco dos Santos, que participou das buscas, informou que para chegar até onde os índios estavam, eles usaram como guia a cerca elétrica do terreno, indicação fornecida quando ligaram.
Segundo o policial, os índios tem entrado frequentemente nessa área, sem permissão, para pegar frutas, mas depois do episódio de ontem, foram alertados de que é proibido entrar na área militar.

O policial disse não se lembrar de ocorrência semelhante, considerada inusitada por envolver índios, cujo imaginário comum sugere ser conhecedores das matas.
Os índios deixaram a mata caminhando, após beber água levada pelos policiais.

Bicicleta na fachada

Loja de bikes chamam a atenção dos clientes usando seus produtos presos na parede do lado de fora






Quer se destacar na multidão? Tenha uma ideia inovadora! Para chamar a atenção dos clientes, os donos de uma loja de bicicletas na cidade alemã de Altlandsberg saíram na frente. Espalharam seus produtos pela fachada do prédio. Será que eles vendem mais?

Por Casa e Jardim Online

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

“MÉTODO DE PEDALADA IDEAL” parte 01

Pedalada redonda



Educativo 1: retorno
Na passada dos pés pela parte de baixo da pedalada, você deve sentir os pés como se estivessem limpando as solas dos sapatos num tapete, tirando-lhes a terra. Faça força somente na parte de baixo da pedalada (ou seja, uma perna impulsiona a outra para cima). Faça esse educativo em três séries de, no máximo, um minuto por treino, alternado com os educativos 2 e 3.

Educativo 2: puxada
Concentre-se e comece a perceber os joelhos subindo e passando pelos pontos altos da pedalada. Faça com que eles subam ao máximo, sem que o movimento fique pontudo, quebrado. A pedalada vem de baixo e de trás – e não somente de baixo, como a gente acredita. Procure impulsionar a bicicleta somente com o movimento da puxada das pernas, sem fazer força para baixo. Não desanime se parecer que a bike não sai do lugar. Lembre-se que você está fazendo somente uma parte da pedalada.

Sinta o movimento e perceba que, para aumentar o giro, é fundamental a ascensão das pernas. Como esse exercício utiliza um grupo muscular maior, tente completar um minuto de tiro. Lembre-se: o importante é sentir o movimento e não buscar a performance máxima. Se pensar nisso, estará acumulando muito ácido lático nas pernas.

Educativo 3: chute
Da mesma forma e intensidade dos educativos anteriores, perceba somente a fase da pedalada em que, após a perna se elevar, você “chuta” alternadamente com cada uma das pernas, preparando-as para a compressão.

Apesar de serem considerados “pontos mortos” da pedalada, os pontos alto e baixo devem ser sentidos e observados. Eles são a perfeita união entre a compressão e a puxada das pernas, fazendo com que a pedalada fique redonda e perfeita.

A compressão é a única fase em que você não precisa treinar, pois é a que você fez a vida inteira depois que aprendeu a se equilibrar na bicicleta.

Caros Trekkers, no dia 04-11 faremos o Trekking na Serra do Japi na região de Cajamar.

Segue o cartaz divulgação anexo com todas as informações.


Acesse album de fotos e veja eventos anteriores:
http://lh5.ggpht.com/s/v/68.16/img/logo/pwa-pt_BR.gif

Cordialmente;
Roberto Pinheiro
Equipe Amatrilha
Tel: 19 -9175-0110
e-maiil: amatrilha@gmail.com

Foto da semana...