sexta-feira, 6 de maio de 2011

Pumptrack - Um novo estilo de treinamento para ciclistas

Vicente Neto dá as dicas de treinamento

Uma estilo de diversão que também torna-se treinamento muito usado no exterior está crescendo no Brasil. É o pumptrack, uma pista no estilo bmx racing em circuito curto em que o piloto não pedala, apenas anda através do movimento do corpo com a bicicleta, mas não pensem que é moleza!



O Pedal entrevistou o piloto Vicente Neto que é um dos usuários deste novo estilo de treinamento, e dá algumas dicas de como andar no pumptrack e os benefícios que oferece para todas as modalidades do ciclismo.

Pedal: O que é o pumptrack?

Vicente Neto

"O pumptrack é uma pista em que o conjunto de curvas e rollers, propiciam ao piloto desenvolver velocidade sem a necessidade de pedalar na sua bicicleta. Eu gosto de usar o mesmo conceito de criança quando brincamos numa balança, que apenas com o movimento de pernas vamos cada vez mais para o alto."



Como explicado, um pumptrack consiste em rollers e curvas, mas de acordo com o seu desempenho os rollers podem virar doubles, triplos e as curvas saltos para outras seções.

No pumptrack é mais ou menos isso, os movimentos de pernas, tronco, braços e cabeça é o que nos fazem ser impulsionados na bike, e com isso aquela ideia de que uma curva e um obstáculo em uma pista eram elementos para se dificultar, hoje acabou se tornando um aliado no qual você pode cada vez mais conseguir velocidade com eles.

Pedal: Como podemos cansar mais do que se estivesse pedalando?

Vicente Neto

"O pumptrack pode propiciar tanto um trabalho aeróbico quanto anaeróbico, dependendo de sua pilotagem. Chego a reparar que quando piloto com toda pressão na bike para alcançar cada vez mais velocidade, os batimentos cardíacos chegam perto da máxima!

Também consigo controlar os batimentos com uma pilotagem de menor pressão, mesmo assim ainda fluindo pela pista sem pedalar."



Pedal: Quais os tipos de treinamento que se pode utilizar no pumptrack?

Vicento Neto

"Pode-se estipular diversos tipos de treino num mesmo, por exemplo:
Se quero fazer um trabalho de resistência, piloto de forma moderada com maior longevidade, menor velocidade, estipulando um número de voltas maior ou tempo.

Se pretendo trabalhar a explosão, estipulo uma pilotagem agressiva com o máximo de velocidade que puder alcançar, no caso do pumptrack que treino, 4 voltas ou 1 minuto neste ritmo já lhe deixam exausto.

Dentro disto, cada modalidade do ciclismo pode trabalhar com o que se deseja alcançar, preparo físico e técnica misturadas no mesmo lugar."

Pedal: Como se dá o trabalho muscular e de respiração no pumptrack?

Vicente Neto

"Na minha opinião, não existe simulador melhor que um pumptrack para desenvolver os seus músculos.

A sensação de cansaço e fadiga dos músculos em poucas voltas se deve ao trabalho intenso de sincronizar, respiração, contração e relaxamento, por exemplo:

Ao atravessarmos um roller, erguemos a bike contraindo os músculos e inspirando o ar, a partir do momento em que você sente que a bike subiu nele, soltamos o ar com tudo, contraímos o abdômen e saímos dele relaxando os músculos. Para as curvas temos o mesmo procedimento, então imaginem isto com um roller atrás do outro, curvas e tudo misturado?

Por esta razão que os músculos tornam-se tão fortalecidos."

Agradecimentos

O Pedal agradece a Neto pela entrevista, e parabeniza a grande inciativa da loja Bike Tech Jardins e a Sram por financiarem a construção de um pumptrack.

Postado por: Péricles em 02/05/2011

Muito bom!

SE FUDEU!!!

Som do FDS com as mães!

PARA TODAS AS MÃES!




quinta-feira, 5 de maio de 2011

Menos pit, mais pista

A FOM enviou hoje uma nota para as emissoras de TV e rádio que têm os direitos da F-1.


Informa que, por conta do boom do número de pits stops e ultrapassagens nesta temporada, decidiu que a edição de imagens vai priorizar sempre as brigas na pista.
"Nem sempre será possível cortar de uma disputa na pista para um pit stop, mesmo que ele seja relevante. Quando isso acontecer, o gráfico com a cronometragem do pit será exibido, para que o telespectador tenho uma noção mais ampla do desenrolar da corrida", diz a FOM.
A foto abaixo ilustra o que o comunicado quer dizer...

Acabaram as madrugadas varadas por conta da F-1! Pelo menos até o GP do Japão...

Segue a programação do GP da Turquia, no horário de Brasília...
Sexta-feira
4h-5h30: 1o treino livre
8h-9h30: 2o treino livre
Sábado
5h-6h: 3o treino livre
8h-9h: treino oficial
Domingo
9h: GP da Turquia, 58 voltas
(Aliás, está chovendo em Istambul nesta quinta. Deve chover amanhã, mas a previsão é de sol no final de semana)

Fonte/ Uol esportes

Ironman Brasil - Três campeões confirmam participação


O Ironman Brasil 2011 reunirá 200 atletas de 34 países no dia 29 de maio, em Jurerê Internacional, Florianópolis (SC). A prova, única seletiva da América Latina para o Mundial Ironman do Havaí, contará com os melhores competidores do gênero no país e destaques do exterior, prometendo, mais uma vez, elevado nível técnico, tanto no amador, como no profissional. Entre os destaques estão três campeões da disputa na capital catarinense: os argentinos Eduardo Sturla e Oscar Galindez, cada um com três títulos, e a brasileira Fernanda Keller, bicampeã em Floripa.




A largada será às 7h, em Jurerê Internacional, Florianópolis (SC). Em jogo, 50 vagas para o Ironman do Havaí entre os amadores. O desafio é de 3,8 km de natação, 180 km de ciclismo e 42,2 km de corrida, com tempo limite de 17h. Luke Mackenzie, da Austrália, venceu em 2010 com novo recorde: 8h07min38seg; Tereza Macel, do Canadá, ganhou entre as mulheres: 9h19min12seg.


Maior nome do triatlo nacional nas últimas décadas, Fernanda Keller é também a atleta brasileira com melhor retrospecto do Ironman Brasil em Florianópolis. Foram dois títulos, em 2004 e 2008, além de três segundos lugares. Com um histórico para lá de vitorioso, a experiente atleta será outra vez esperança de vitória nacional.


No masculino os principais nomes são dois argentinos. Eduardo Sturla, primeiro campeão da prova, tem três títulos (2001, 2008 e 2009), assim como seu conterrâneo Oscar Galindez (2003, 2006 e 2007) - este radicado no Brasil há muitos anos. A prova do dia 29 tem tudo para ter este duelo à parte, enquanto os triatletas nacionais correm em busca do primeiro título em Floripa.


Vale lembrar que não haverá vagas para os profissionais. A WTC, que coordena o circuito mundial Ironman, implantou um novo sistema de pontuação para os profissionais, no qual os mesmos serão pontuados de acordo com a classificação na prova, que se somará a outras pontuações em outras disputas, e os melhores colocados ganharão as vagas.

A programação oficial começa no dia 25 de maio, com a abertura da Expo Ironman. A partir daí, acontece uma série de ações, com destaque para os congressos técnicos para todas as categorias, amadores e profissionais, todas no Clube Doze de Agosto. Na sexta-feira, dia 27, será a vez do tradicional Jantar de Massas, a partir das 19h, no P12. No dia 29 as atividades começam cedo, às 4h30, com a pintura dos atletas e acesso à área de transição. A largada será às 7h, com término à meia-noite. Na segunda-feira, dia 30, será a vez do almoço de confraternização, também no P12.

Nem por 1 minuto!