quinta-feira, 16 de junho de 2011

Curso Livre de Sobrevivência Rodoviária

Desde 11 de Maio de 2011, o Curso Livre de Sobrevivência Rodoviária, está acessível a todos os cidadãos (basta fazer o registo no site para aceder a todos os conteúdos). Esta ferramenta foi projectada como um dos contributos da ACA-M para aDécada Global De Acção Sobre Segurança Rodoviária 2011-2020, uma iniciativa da ONU e Organização Mundial de Saúde.


Ao longo dos próximos meses serão publicados os depoimentos e entrevistas dos técnicos que acederam a dar o seu contributo para este projecto de divulgação e formação na prevenção da sinistralidade rodoviária. Aceitei com muito gosto o convite do Luís Escudeiropara participar, e o meu contributo em vídeo já está no site. :-) Isto de ter uma câmara à frente é um bocado intimidante, mas o pior é começar, depois a coisa compõe-se um pouco. 
É um recurso de formação muito interessante, e de livre acesso. Conta com os contributos de vários actores na cena da segurança rodoviária: psiquiatras, técnicos de segurança rodoviária, professores, instrutores de condução, enfermeiros, engenheiros, investigadores, associações, autores, médicos, operadores de transportes públicos, etc.







Objectivos
Curso livre Sobrevivência Rodoviária
O lançamento da Década Global de Segurança Rodoviária 2011-2020 e o envolvimento da Associação de Cidadãos Auto-mobilizados (ACA-M) nesta iniciativa das Nações Unidas e Organização Mundial de Saúde (OMS), inspirou-nos para a criação de um curso livre sobre segurança rodoviária e prevenção da sinistralidade, nomeado Sobrevivência Rodoviária.
A ACA-M preocupa-se com a conflitualidade no meio rodoviário e com o número inaceitável e persistente de vítimas em território nacional, sendo também sensível ao alerta da OMS para o crescente número de vítimas a nível global. Este curso livre, a ser lançado no dia 11 de Maio, início da Década, pretende ser um contributo para o esclarecimento da opinião pública, através de informação e formação técnica sobre as causas da sinistralidade e as estratégias para a sua mitigação.
Editores e contribuidores, partilham uma visão (explícita para o público) sobre o que entendem por mobilidade sustentável, numa visão integrada de mobilidade para todos, segurança, responsabilidade cívica, espaços urbanos partilhados e ainda protecção da saúde e do meio ambiente.
Sendo o fenómeno da sinistralidade rodoviária um problema que envolve todos os sectores da sociedade, estamos a criar um programa abrangente que vai da prevenção à reabilitação e que deverá abranger todos os utentes da via pública.
Programa
Introdução e Princípios Gerais
Década Global de Segurança Rodoviária 2011-2020
Sinistralidade como epidemia
Automóvel para tudo
Mobilidade sustentável?
Automóvel: imobilidade e obesidade
Via pública: espaço partilhado
Cuidar das vítimas, lembrar os mortos
Segurança rodoviária
Educação Rodoviária
Politicas de Segurança Rodoviária
Investigação e prevenção de acidentes
Auditorias
Ambiente rodoviário
Urbanismo Sustentável
Integração/Segregação de tráfegos
Acalmia de Tráfego
O “Código da Rua”
Peões
Todos somos peões
Direitos dos peões
Passagens de peões e atropelamento
Crianças e idosos
Pessoas com mobilidade reduzida
Espaços partilhados
Condutores
Automóvel e sinistralidade
Condutores: cidadania e aprendizagem
Conduzir um automóvel eléctrico
Futuro eléctrico e sinistralidade
Condução defensiva?
Dicas de condução defensiva
Eco-condução
Usar menos o automóvel
Ciclistas
Andar de bicicleta em Portugal
Benefícios físicos e psicológicos do uso da bicicleta
Ciclovias, sim ou não?
Capacete obrigatório?
Bicicleta e articulação com transportes colectivos
Usar uma bicicleta eléctrica
Segurança para ciclistas
Trauma
Socorro das vítimas na estrada
Reabilitação
Apoio psicológico pós-traumático
O processo de luto

quarta-feira, 15 de junho de 2011

Vídeo... eu já presenciei isso!

Copa Pedal Leve de Mountain Bike em São Roque

 O casal valinhense Karla e Marcelo Caetano, campeões do GP Ravelli Maratona 2010 de Mountain Bike, no percurso de 50 km - categoria Pró Dupla Mista, participará no próximo dia 7, da última etapa da Copa Pedal Leve de Mountain Bike em São Roque. Atualmente eles lideram o campeonato, com aopio da Bike Team Vinhedo. O GP Ravelli é uma das maiores provas do Estado, com participação de mais de 600 atletas.



O Mostro...

SÃO PAULO (faz popopó?) - O R18 TDI da Audi que venceu domingo em Le Mans, a décima vitória das quatro argolas em 13 anos, já é um daqueles carros candidatos a entrar para a galeria de monstrengos da história do automobilismo. No bom sentido. Dá até medo de olhar para ele, como dava medo o urro dos quattro no Mundial de Rali nos anos 80. Vai fazer companhia, nos anais, aos Porsche 917, aos GT40, aos Peugeot 905 e outros tantos que enchem os olhos dos que gostam de corridas.
Marcel Fässler, André Lotterer e Benoît Tréluyer levaram o DKW prata à vitória desta vez, depois de um início de prova dramático, com dois R18 destruídos. E foi uma das chegadas mais apertadas de todos os tempos, menos de 14s separando os prateados dos leõezinhos franceses depois de 24 horas. Isso é corrida.

Domingo de manhã, o sobrevivente de Ingolstadt lutava com três Peugeot separados por poucos segundos. O que decidiu a prova foi a resistência do R18, que não precisou de nenhuma parada fora das programadas. E o bicho é econômico. O tanque leva apenas 65 litros de diesel.
Allan McNish bateu antes do final da primeira hora, quando liderava. Deu PT no carro, mas o escocês saiu ileso. À noite, Mike Rockenfeller estava a 300 km/h quando foi tocado por um carro da GT. Também escapou sem ferimento algum. No fim, as 250 mil pessoas que viram a prova em Sarthe aplaudiram de pé o Belcar cinza.
Fonte/ Flávio Gomes

São Paulo terá pistas reservadas a bicicletas um dia útil por mês

O prefeito da capital paulista, Gilberto Kassab, afirmou hoje (2) que os ciclistas terão faixas reservadas para circular, por algumas ruas da cidade, um dia útil por mês. Atualmente, 60 quilômetros de faixas de pistas de São Paulo são exclusivas para bicicletas somente nos finais de semana, das 7h às 16h.
Segundo o prefeito, a ampliação do programa Ciclofaixa de Lazer deve entrar em operação nas próximas semanas. A implantação das ciclovias em dias úteis faz parte do projeto da prefeitura de São Paulo de facilitar o transporte por meio de bicicletas na maior cidade do país. “Isso vai servir para que a gente possa ir estudando a implantação das ciclovias”, disse.
O anúncio de Kassab foi feito durante o segundo dia de plenárias do encontro do Grupo C40 de Grandes Cidades, sediado em São Paulo. No evento, representantes das 40 maiores cidades do mundo discutem formas de as metrópoles contribuírem com a redução das emissões de gases causadores de efeito estufa e, assim, combater o aquecimento global.
O incentivo ao transporte por meio da bicicleta foi um dos temas debatidos em sessões desta quinta-feira. Paris, Amsterdã, Buenos Aires e Changwon, na Coreia do Sul, apresentaram suas políticas de incentivo ao uso das bicicletas como meio de transporte sustentável. Em todas essas cidades, existem ciclovias permanentes, que funcionam todos os dias da semana.
A implantação de ciclovias permanentes em São Paulo está nos planos da prefeitura. Kassab, entretanto, disse que a capital paulista tem características peculiares e precisa se adaptar às bicicletas. “Evidentemente que São Paulo tem suas peculiaridades e seria uma irresponsabilidade implantar uma ciclovia [permanente] de uma hora para outra, em uma cidade que tem 7 milhões de veículos”, afirmou.

1,5 metro de uma bicicleta.

O Código de Trânsito diz que os carros devem passar a uma distância de 1,5 metro de uma bicicleta. A prefeitura de São Paulo informou que vai continuar ampliando as ciclovias. Até o fim de junho deve ser criada uma rota para as bikes no Brooklin.



Foto

terça-feira, 14 de junho de 2011

Foto da semana...DEVAGAR!

Ciclistas promovem ato após morte de executivo em São Paulo


Antonio Bertolucci, da Lorenzetti, foi atropelado por um ônibus

Após a morte do executivo Antonio Bertolucci, presidente do Conselho Administrativo da Lorenzetti, um grupo de ciclistas promoveu na noite desta segunda-feira (13) uma manifestação na Avenida Sumaré, Zona Oeste de São Paulo, onde ocorreu o acidente. Bertolucci, que tinha 68 anos, andava de bicicleta pela manhã quando foi atingido por um ônibus de turismo.


Parentes e amigos também participaram do ato. Eles colocaram cartazes homenageando o executivo e cobrando dos motoristas o cumprimento da lei que determina 1,5 metro de distância de ciclistas. Também depositaram coroas de flores e acenderam velas no local do acidente.

Nas declarações, os familiares do empresário não conseguiam conter a emoção. "Ele tinha 68 anos e muita sede de viver. Estamos aqui para questionar: 'Até quando isso vai acontecer?' As pessoas não têm respeito por nada, por ninguém. Ele era italiano, amava andar de bicicleta, amava as pessoas, amava os pedestres, e não foi respeitado", disse Flávia Bertolucci, nora do empresário.

Adeptos da bicicleta como meio de transporte compareceram para prestar solidariedade à família. "A gente sempre se comunica pela internet e nos sentimos feridos pelo que aconteceu aqui na Sumaré. Estamos pedindo respeito aos ciclistas. O motorista tem de respeitar a distância mínima de 1,5 m do ciclista, como determina o Código de Trânsito. Além disso, o poder público tem de fazer campanhas de conscientização", afirmou Felipe Aragonês, do Instituto Ciclo BR de Fomento e Mobilidade Sustentável.

A via teve de ser interditada durante o ato. Ciclistas aproveitaram para pintar o chão, sinalizando a passagem de bicicletas no local. Depois, bloquearam a Avenida Sumaré em um dos sentidos. Houve lentidão no trânsito, até a PM liberar paulatinamente as faixas.
Uma bicicleta pintada de branco (chamada de 'ghost bike') foi pendurada em um semáforo para representar a morte.




Fonte G1