terça-feira, 31 de julho de 2012

Quando chegará aqui?


O Google Maps passou a exibir na Europa e Austrália, uma nova ferramenta para auxiliar os ciclistas. O recurso, disponível nos Estados Unidos desde 2010, mostra ciclovias e regiões propícias ao ciclismo àqueles que buscam um determinado endereço na plataforma. A nova opção está ativa na versão do Maps para Android e mostra rotas sem montanhas ou obstáculos difíceis para quem está utilizando uma bicicleta como meio de transporte.

Olimpíadas 2012 - Conheça a pista do MTB cross country (helmet cam) UCI fez mudanças na pista de Mountain Bike




Organizadores das Olimpíadas de Londres anunciaram alterações no circuito de mountain bike, depois que receberam o gabarito dos atletas que competiram no evento teste do ano passado.

A competição teste foi praticamente um ano atrás, e os nossos representantes foram: Roberta Stopa e Rubens Donizete.

Partes do circuito, estabelecidas na região do Castelo Hadleigh, em Essex, serão alargadas para permitir mais ultrapassagens. E novos recursos foram adicionados para aumentar ainda mais a dificuldade ao longo do curso.

Um dos trechos mais questionados foram a subida principal, que foi ampliada e uma reforma na trilha da subida mais longa. Em relação ao trecho técnico dos drops, as alterações também foram feitas.

Cerca de 36 países são esperados para participar da competição do mountain biking do dia 12 de agosto: 50 homens e 30 mulheres.

Henrique Avancini pedalou na pista e comentou

O brasileiro Henrique Avancini não vai disputar a prova de Londres, mas ele realizou alguns treinos e fez uma análise técnica da pista:

"A pista é dura, mas o bom traçado e as curvas muito trabalhadas a deixam rápida, principalmente nas descidas. O piso é muito artificial, feito de uma espécie de saibro compactado com cascalho fino por cima, alternado com as sessões de drops de pedras. Apesar da aparência, os atletas mais técnicos não conseguirão fazer muita diferença na pilotagem em relação aos "tops" um pouco menos técnicos. A pista favorece atletas com grande potência e mais constantes, já os mais explosivos podem ter problemas na recuperação entre as sessões, o que pode pesar muito após a primeira meia hora de corrida."

Por: pedal.com

segunda-feira, 30 de julho de 2012

Velódromo do Rio - Demolição ou deixar de pé?



A resposta final, no entanto, só depois das eleições municipais do Rio

O Velódromo da Barra, construído em 2007 anexo ao autódromo de Jacarepaguá, zona oeste da cidade do Rio de Janeiro, com a finalidade de abrigar provas de ciclismo dos jogos Pan Americanos de 2007, esteve (e, extraoficialmente, ainda está) fadado à demolição para as Olimpíadas de 2016.

Refém da especulação imobiliária na cidade do Rio de Janeiro, a estrutura foi construída no bairro de Jacarepaguá e, sem sair do lugar, hoje seu endereço é Barra da Tijuca, o bairro vizinho mais rico e com grife. Sabidamente inadequado para uma competição olímpica desde a época em que foi erguido para o Pan, quando o Rio sequer era candidato a sediar as Olimpíadas de 2016 (mas que já se sabia que viria a ser), sua pista não foi feita com inclinação de acordo com as normas do Comitê Olímpico Internacional (COI), bem como a existência de pontos cegos, graças às pilastras de sustentação do teto, também já contrariavam as convenções da organização dos jogos.

Em uma área "nobrelizada" na marra e nos cifras, onde terrenos que pouco valiam em Jacarepaguá passaram a valer fortunas ao abrigo da geografia da Barra da Tijuca, uma forma de evitar a perda do espaço "nobre" foi levantada: demolir o famigerado velódromo e erguer outro, no mesmo local, mesmo as estruturas atuais ainda em perfeito estado de conservação. Reformar, talvez, não seria financeiramente tão vantajoso (para as construtoras, é claro).

Só que diante de tamanha negatividade da repercussão da possível demolição total de uma estrutura tão nova, e que custou R$ 14 milhões do dão sacrificado suor do povo carioca, o prefeito Eduardo Paes voltou atrás e agora se diz contra a tal demolição do velódromo. O local, agora, poderá ser reformado, o que era impossível antes.

É só parar para pensar: é preciso existir um balanceamento. De quê adianta dar trabalho para as construtoras, se for perder votos demasiadamente? Se a atual gestão perde o pleito municipal de agosto, quem dará trabalho para as coitadinhas das construtoras? Pode ser que o novo gestor não goste de ter esse tipo de amizade, ou então até goste, mas os amiguinhos são outros. Não é bom arriscar.

Pela saúde eleitoral, a saúde financeira das gigantes da engenharia e arquitetura terão que aguardar alguns meses - passar a época de eleição - para saber se poderão sanar sua fome carnívora de destruir e reconstruir, ou se terão que se contentar com o vegetarianismo de uma simples reforma.

Olimpíadas 2012 - Holandesa garante ouro no ciclismo de estrada


As ruas do centro comercial de Londres proporcionaram mais um belo espetáculo do ciclismo de estrada nestas Olimpíadas 2012.



Debaixo de muito chuva, a holandesa Marianne Vos ficou com o ouro após um sprint final em cima da inglesa Lizzie Armitstead e a russa Zabelinskaya Olga.

As três atletas tinham escapado cedo e seguraram o ritmo forte até o final, depois dos 140km. O público inglês apostava todas as fichas em Elizabeth Armitstead.

Atuação das brasileiras

No início da prova, Janildes Fernandes chegou a liderar. Mas o ritmo do pelotão foi mais forte e alcançou a brasileira. Mais tarde, Janildes foi envolvida numa queda com outras atletas e acabou abandonando a prova por força maior.

Clemilda Fernandes, irmã de Janildes, terminou na 23ª colocação, enquanto Fernanda da Silva Souza cruzou a linha de chegada após o tempo limite para a conclusão da prova.

Parabéns para as nossas atletas, que mesmo com as dificuldades, esforçaram o máximo para honrar o país.

Resultados da Prova de Estrada Feminino - Londres 2012

1             Marianne Vos (Netherlands)     3:35:29
2             Elizabeth Armitstead (Great Britain)     
3             Olga Zabelinskaya (Russian Federation)               0:00:02
4             Ina Teutenberg (Germany)        0:00:27
5             Giorgia Bronzini (Italy) 
6             Emma Johansson (Sweden)      
7             Shelley Olds (United States of America)             
8             Pauline Ferrand Prevot (France)             
9             Liesbet De Vocht (Belgium)       
10           Aude Biannic (France)

23           Clemilda Fernandes Silva (Brazil)
HD          Fernanda Da Silva Souza (Brazil)

Postado por: Guiné em - O pedaleiro

Suíço sofreu acidente na prova de estrada, realizada no último sábado


Foto: Reuters

O ciclista suíço Fabian Cancellara confirmou participação na prova contra o relógio dos Jogos Olímpicos de Londres, onde vai tentar defender sua medalha de ouro. Após queda na prova de estrada, que o impediu de treinar nos últimos dias, sua ausência chegou a ser cogitada.

A disputa acontecerá nesta quarta-feira. "Espero que possa me adaptar à postura na bicicleta de contra-relógio, estou otimista. Tenho que ser positivo, porque se não teria retornado para casa ontem", disse o atleta em entrevista coletiva.
Cancellara sofreu lesões na clavícula ao cair contra as barreiras de segurança do percurso da prova de estrada, faltando 15 quilômetros para o fim da prova. "Sou um cara durão", garantiu o suíço, quatro vezes campeão mundial.

"O médico me garantiu que tive sorte. Acho que isso me salvou de romper a clavícula outra vez. Senti muita dor neste domingo, mas agora me sinto melhor", afirmou Cancellara.

Olimpíada ao vivo no Terra
O Terra, maior empresa de internet da América Latina, transmite ao vivo e em alta definição (HD) todas as modalidades dos Jogos Olímpicos de Londres. Com reportagens especiais e acompanhamento do dia a dia dos atletas, a cobertura conta com textos, vídeos, fotos, e participação do internauta e repercussão no Facebook. Siga também a cobertura no Twitter e participe com a hashtag: #TerraLondres2012


Foto da semana