sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Após 10 anos, Lance Armstrong desiste de lutar contra acusação de doping


WASHINGTON - O ciclista Lance Armstrong anunciou nesta quinta-feira, 23, que vai deixar de lutar contra as acusações de doping feitas contra ele há mais de uma década. "Chega um momento na vida de qualquer homem em que ele tem que dizer 'É suficiente'", anunciou o heptacampeão do Tour de France em um comunicado à imprensa norte-americana.

Segundo jornal dos EUA, a lenda viva do ciclismo deve perder sete títulos conquistados no Tour de France e a medalha de bronze que ganhou nas Olimpíadas de 2000


Lenda do ciclismo, o norte-americano Lance Armstrong venceu sete títulos do Tour de France
O atleta citou o impacto que o processo teve sobre sua família e seu trabalho como justificativa para decidir "acabar com essa bobagem". Sobrevivente de um câncer, Armstrong é presidente de fundação Livestrong, que ajuda pessoas com a doença.

Segundo o jornal The New York Times, o ciclista será destituído dos sete títulos conquistados no Tour de France, da medalha de bronze que ganhou nas Olimpíadas de 2000 e dos outros títulos vencidos desde agosto de 1998.

A agência antidoping dos EUA (Usada) acusa o ciclista, de 40 anos, de ter participado de um esquema sistemático de doping de 1999 até 2005.

No último dia 29 de junho, a Usada decidiu, de forma unânime, apresentar formalmente acusações de doping contra Armstrong e vários membros da equipe do ciclista.

Após considerar que haviam indícios suficientes contra Armstrong, a agência decidiu que o caso devia seguir adiante e deu ao ciclista a oportunidade de se defender perante uma comissão de arbitragem.

Armstrong afirma ser inocente e nega categoricamente ter usado doping, mas a agência garante que pelo menos dez ex-companheiros do ciclista podem testemunhar contra ele e que existem exames de sangue que são "totalmente consistentes" com a acusação de doping.

fonte jornal Estado de São Paulo

quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Um voto pela bicicleta - Por Ana Paula Padrão



A renomeada jornalista, Ana Paula Padrão, escreveu um artigo sobre bicicleta. Alguns podem achar estranho ela escrever algo relacionado as bicicletas, mas a Ana Paula fez uma excelente reportagem pedalando nas ruas de Londres durante os Jogos Olímpicos 2012.



Na matéria, a jornalista ficou fascinada pela tranquilidade que teve ao longo de toda sua pedalada e o respeito que os ingleses têm aos ciclistas. Enfim, não poderia deixar de escrever tal artigo abaixo, principalmente que ontem foi o dia nacional do ciclista. Confira:

"No meio das Olimpíadas de Londres, um ciclista foi atropelado e morto por um ônibus. Aconteceu perto do Parque Olímpico, na avenida de saída dos double-deckers - aquele ônibus vermelhos de dois andares que transportavam jornalistas e técnicos indo e vindo de seus hotéis. Era noite e o ciclista estava sem capacete. Confesso que não apurei de quem foi a culpa, mas posso atestar que o caso ganhou espaço e repercussão em todo o noticiário local. Os ônibus daquela linha foram suspensos por algumas horas. Ruas foram fechadas. Formou-se um gigantesco congestionamento.

Mas foi uma exceção. Em geral, ciclista é muito bem tratado no trânsito nem sempre fluido da cidade. Há faixas especiais para eles. Semáforos que indicam quando ele tem a preferência. Os motoristas os respeitam. E eles respeitam a fragilidade de sua condição sobre duas rodas usando equipamentos adequados. Roupas reflexivas, capacetes, luvas.

A bike, lá, não serve só pra passear. Trata-se de um meio eficiente de transporte. Até o primeiro ministro vai para o trabalho em duas rodas! A convivência entre bicicletas e outros veículos é civilizada e cortês. Por isso um acidente como aquele chamou tanta atenção.

Leio uma pesquisa que diz que quanto mais bicicletas tem uma cidade menor é o número de acidentes envolvendo ciclistas. Faz sentido. O respeito mútuo vem com o hábito. Mas, para que o hábito prevaleça, é preciso que haja regras. É o que não temos nas cidades brasileiras. Regras e punição para quem as descumpre.

Estou em Barcelona agora, em férias. Vejo turmas de alegres ciclistas pedalando em faixas próprias, sinalizadas. Assim como em Londres, há pontos para aluguel de bikes. E numa cidade plana como essa, onde o verão é quente como o nosso, bicicleta é uma excelente opção.

Penso nisso e me dá uma pena da falta de planejamento, de segurança e de autoridade brasileiras. Mas as eleições municipais estão aí, batendo à nossa porta. Não custa lembrar que, para quem preza as leis que regem o saudável convívio social e a democracia, não há nada melhor e mais poderoso que o voto."

Artigo: Ana Paula Padrão (Jornalista)

Postado por: Guiné em 20/08/2012 18:11:00