quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Show!


Vias compartilhadas



De acordo com o Código Brasileiro de Trânsito, quando não existe ciclovia, ciclofaixa, ou acostamento, as bicicletas têm não só o direito de circular nas ruas e avenidas, como a preferência em relação aos demais veículos. Oartigo 58 estabelece que todas as vias devem ser compartilhadas. Todas. O artigo 29 prevê que os veículos maiores são responsáveis pela segurança dos menores, os motorizados pela dos não motorizados, e, todos juntos, pela dos pedestres. Oartigo 38 determina que, ao mudar de direção, o motorista deve sempre ceder passagem aos pedestres e ciclistas. 
Há até punições previstas para quem não aceitar tais regras e avançar ou ameaçar ciclistas. Segundo o artigo 201, quem ultrapassar ciclistas sem guardar a distância de um metro e cinquenta centímetros, está sujeito à multa por infração média. Quem acelerar ou deixar de reduzir a velocidade, por sua vez, comete uma infração grave, também sujeita à multa, conforme o artigo 220. Todos os artigos citados podem ser consultados no Código Brasileiro de Trânsito. Compartilhamento de vias está previsto na lei, mas quem pedala deve ser respeitado não só por isso. Tomar cuidado ao realizar ultrapassagens, reduzir a velocidade, manter distância apropriada e proteger os veículos menores e pedestres são medidas de respeito à vida. 


Algumas ruas da cidade já contam com a indicação de compartilhamento e mecanismos para forçar a redução da velocidade - e desta maneira, aumentar a segurança de pedestres e ciclistas. Sinalizar e incentivar o compartilhamento em todas as ciclorrotas traçadas é uma maneira de ampliar a divulgação sobre os direitos dos ciclistas estabelecidos em lei e de incentivar o respeito a quem pedala; e à vida.

segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Samuel e Fernando no pedal caminho velho (do ouro)

    Trecho com enchente: enter Congonhas e Padros/MG




    Janeiro/12 situação de um trecho do caminho velho ( do ouro ) estrada real




     9/12/2011 partiram de Bom Jesus do Amparo sentido a Catas Altas. Os 2 cicloturistas são de Valinhos - SP