sexta-feira, 8 de abril de 2011

Ciclocidade - São Paulo

Ciclocidade participou de uma atividade educativa com 22 estudantes do 1º ano do Ensino Médio da Escola Viva, instituição de ensino localizada na Vila Olímpia, região oeste de São Paulo. A ação faz parte de um projeto da escola que pretende estimular a discussão sobre a ocupação e interação dos jovens com o espaço público.


Pelo segundo ano consecutivo, a Ciclocidade foi convidada a participar do projeto para promover a experiência do uso da bicicleta como meio de transporte e uma vivência de compartilhamento do espaço público. Para isso, a associação promoveu um um passeio noturno pelas ruas do centro, seguido de conversa sobre o uso de bicicletas em São Paulo.

Antes do início do trajeto, os voluntários da Ciclocidade deram orientações gerais sobre como pedalar, informações sobre segurança e auxiliaram os estudantes com os ajustes necessários para o pedal, como a regulagem do selim e o uso correto do capacete.

A estudante Juliana Gribel estava empolgada com o passeio, apesar de não pedalar com frequência. “É muito novo pra mim. A gente está num lugar enorme, na minha própria cidade, e eu não conheço metade”, conta a jovem.

No caminho, os adolescentes foram orientados com dicas de segurança e comportamento no trânsito. Eles puderam conhecer a realidade do centro, com suas belezas e adversidades.

O trajeto percorreu as principais ruas do centro, passando por importantes locais da cidade, como a sede da Prefeitura, o Páteo do Colégio, a Praça da Sé e a Estação da Luz. Para Paulo Rota, coordenador pedagógico da Escola Viva, esse tipo de atividade provoca os estudantes. “Agora eles têm elementos para pensar a atitude deles no espaço público, enquanto motoristas que serão”, afirma.

Depois de cerca de uma hora de passeio, a atividade foi encerrada com um bate-papo entre os estudantes e os voluntários da Ciclocidade no Hotel San Rafael, local onde os jovens estavam hospedados e de onde se iniciou o passeio.

A Ciclocidade contou com o apoio do Instituto Parada Vital, que cedeu as bicicletas necessárias para o passeio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário