Ciclista atropela pedestre na Lagoa do Taquaral
Homem com cerca de 40 anos foi atingido fora da ciclofaixa: caso revoltou as pessoas que passavam no local
Um ciclista de cerca de 40 anos atropelou um pedestre da mesma faixa etária na manhã deste domingo (26), durante passeio no entorno da Lagoa do Taquaral, na pista externa do parque.
Este foi o primeiro acidente oficial neste sentido, após a inauguração da CicloFaixa, em janeiro deste ano. O ciclista - cujo nome não foi informado - sofreu um corte na cabeça e foi socorrido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) ao Pronto-Atendimento da Vila Padre Anchieta. O estado dele não era grave. O pedestre, que também não quis ser identificado, sofreu uma queda e não quis ser levado a hospitais. Ele foi embora após ser examinado por médicos do Samu.
O acidente foi por volta das 9h, próximo ao kartódromo, na Rua Heitor Penteado. O pedestre seguia no sentido da Praça Arauto da Paz ao kartódromo, quando foi atingido nas costas pelo ciclista que também andava no mesmo sentido de direção. O ciclista estava sem os acessórios de segurança. 'Eu só ouvi o barulho e quando olhei os dois estavam no chão', contou uma professora que caminhava pelo local. O ciclista estava fora da faixa vermelha de segurança.
O acidente revoltou alguns pedestres que utilizam o local nos finais de semana. Os usuários afirmam que muitos ciclistas não respeitam as sinalizações e jogam suas bikes para cima dos pedestres. 'Eu ando de bicicleta em volta da lagoa e já fui atropelado por um ciclista. Falta respeito por parte de alguns', contestou o gerente de operações, Paulo Cabral, 50.
Usuários que estão sempre no espaço afirmam que esta não é a primeira vez que ocorre acidentes semelhantes fora da Ciclofaixa. Há casos de ciclistas que empinam ou que jogam a bicicleta contra pedestre. 'O pessoal não respeita nem mesmo as crianças que estão de bicicleta', disse a estudante Luana de Santana, 21 anos. 'Tinha que ter barreira para educar os ciclista e mais fiscalização para punir que abusar no trânsito', opinou Cabral.
A assessoria de imprensa da Prefeitura informou que a Empresa de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) tem trabalhos educativos sobre o trânsito e que está sendo organizado um voltado para os ciclistas, já que até então não havia dentro do cronograma o foco para esta modalidade. 'A violência está presente em todo o segmento e a Emdec vê a necessidade de também fazer trabalhos voltados para os ciclistas', comentou a assessoria, frisando que há fiscalização no entorno da lagoa e que a fiscalização deverá receber reforço para evitar estes acidentes.
A Polícia Civil informou que não há estatísticas de acidentes envolvendo ciclista e pedestres e que os casos são encaminhados direto para a Prefeitura.
CICLISTAS, ESSA CICLOFAIXA DA LAGOA E APENAS PARA PASSEIO, NÃO É PARA TREINO! por isso pedalar de boa, devagar, pois tem muitas crianças e pedestres, eles tem a prioridade sobre a bike!
Nenhum comentário:
Postar um comentário