A RST é uma marca de Taiwan, fundada ainda em 1972 e em 1990
começando com a produção de suspensões para bike. Apesar de não ser tão famosa
no Brasil, a RST sempre esteve presente no cenário do mountain biking mundial
com produtos de todos os níveis. No Brasil, ainda na década de 90, alguns
produtos da RST fizeram história, como a Mozo Pro e a Mozo Hi-5.
Nos últimos anos, a empresa investiu no segmento mais
competitivo, com sua linha de suspensão First, para cross-country. Testamos a
recém-chegada no Brasil First 32, que conta com muitos ajustes e grande
rigidez.
CARACTERÍSTICAS
Curso: uma versão de 80mm, uma de 100 e outra com 120mm
Funcionamento: câmara de ar em um lado e cartucho hidráulico
em outro
Opções de espiga: 1/1-8" ou 1.5"
Opções de eixo: 9mm (mas existe um modelo similar com eixo
de 15mm)
Ajustes externos: controle de retorno, calibragem de ar,
ajuste de compressão do ar com 4 posições, controle de plataforma de
amortecimento (botão de ativação de válvula de inércia e botão de ajuste de
sensibilidade)
Diâmetro das canelas: versão 32mm
Material: Alumínio nas canelas e magnésio nas hastes
Opções de rodas: 26"
Adaptador de freio: Post-Mount
Regulagem de retorno: botão com 12 cliques
Cores: Preta ou Branca
Peso: 1.874g versão com eixo de 9mm e 100mm de curso
TECNOLOGIAS
Ajuste externo de retorno
Abaixo da suspensão existe um botão para controlar a
velocidade de retorno da suspensão. O botão é indexado, possuindo 12 cliques.
Plataforma de Pedal OCR
Essa tecnologia, similar a de outros fabricantes, deixa a
suspensão com funcionamento bem rígido quando o terreno não tem obstáculos e
funciona automaticamente quando a roda atropela obstáculos maiores. Esse
funcionamento pode ser ativado ou desativado externamente e também pode ter a
sensibilidade ajustada, permitindo o funcionamento com obstáculos maiores ou
menores.
Ajuste de compressão do ar - 4 Step Air
Um botão com 4 posições regula a quantidade de ar usada no
amortecimento, sem a necessidade de uma bomba para por ou retirar ar. Isso
permite a regulagem do funcionamento mais rígido ou macio, de acordo com a
preferência do piloto e exigência do terreno.
Entrada de disco Post-Mount
Esse tipo de entrada para encaixar o freio, permite que
sejam usados freios de 160mm sem a necessidade de adaptador, evitando assim o
peso extra.
IMPRESSÕES INICIAIS
A primeira impressão ao tirar a suspensão da caixa é de uma
construção robusta. O arco, adaptador do freio e crown são pretos fosco com bom
acabamento.
O arco possui reforços diagonais para trazer maior rigidez.
Também possui aparafusado uma guia de plástico para o conduíte.
Todos os botões de ajustes também são em alumínio e
anodizados, com impressão a laser indicando suas funções. No botão de retorno
existe um adesivo indicando a posição para aumentar ou diminuir a velocidade.
A regulagem de retorno possui 12 "cliques". Há
quem prefira com mais ou com menos, mas achamos um bom ponto intermediário.
Pedal.com.br
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