sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Casal valinhense conquista competição de Mountain Bike

Os valinhenses Karla Von Zuben Augusto Silva e Marcelo Caetano da Silva participaram do GP Ravelli Maratona 2010 de Mountain Bike no último dia 17 e foram os grandes vencedores da categoria Pró Dupla Mista num percurso de 50 km realizado em três etapas nas cidades de Itu e Salto.



O GP Ravelli é uma das maiores provas do Estado de SP, e conta atualmente com a participação de mais de 600 competidores disputando em diversas categorias. No próximo dia 7 de novembro, o casal de ciclistas da cidade irá participar da última etapa da Copa Pedal Leve de Mountain Bike, que será realizada na cidade de São Roque, onde, inclusive, lideram a competição. A dupla Karla e Marcelo Caetano contam atualmente com o apoio da Bike Team, de Vinhedo.

Folha de Valinhos

A bike...por ela mesma...



Eu não tomo a rua por assalto,

Eu ocupo só uma fração deste asfalto.

Eu quase não tomo espaço,

Os motorizados ficam, eu passo.

Eu não sou assim todo espaçoso

Não poluo, não mato, não corro

Eu não sou criminoso.



Eu não sou ele (o carro)
EU SOU ELA,

Eu sou a Bicicleta!

Eu sou multifuncional

Sou prática e usual

Pro transporte, lazer e pro atleta.


Não tenho motor

Mas acelero o coração

Não sou o amor

Mas conduzo à emoção…

Os que apreciam a paisagem calmamente,

Os que não foram granjeados pela serpente

Da pressa, da aflição e da desumanidade,
Que transforma em bestas-feras

As pessoas desta cidade.




De Bicicleta em Bicicleta,

Em respeito à Terra

E ao que possam os Humanos sonhar

Um novo mundo possível
As Pessoas podem me pedalar!


quinta-feira, 21 de outubro de 2010

"Este é o melhor ano da minha carreira", diz Alonso


O bicampeão Fernando Alonso colocou seus dois títulos conquistados pela Renault em segundo plano ao declarar nesta quinta-feira que a temporada de 2010 na Ferrari tem sido a melhor de sua carreira.

Durante a coletiva no circuito de Yeongam, na Coreia do Sul, o espanhol disse que terminará feliz mesmo se não conseguir o título.

“Tivemos altos e baixos na temporada, mas tem sido um grande campeonato. Correndo por um novo time, tive uma boa integração com a Ferrari desde o primeiro dia, então este é o melhor ano da minha carreira, com uma grande experiência”, afirmou Alonso.

“Ainda não acabou, mas em termos de felicidade, motivação, a equipe em si é a melhor, então obviamente seria bom ser o campeão neste ano, mas se não pudermos, mesmo assim eu terei ótimas, ótimas memórias de 2010”, completou o piloto.

Alonso é o vice-líder do campeonato ao lado de Sebastian Vettel, com 206 pontos, 14 a menos que o primeiro colocado Mark Webber. Uma vitória no GP da Coreia neste domingo pode deixar o espanhol mais perto do tricampeonato.

“Estou muito feliz, então nas últimas três corridas vamos tentar fazer o nosso melhor para poder brigar pelo título em Abu Dhabi. Voltamos à disputa depois de bons passos nas últimas seis corridas, então deverá ser assim nas últimas etapas”, acrescentou o espanhol, que vem de duas vitórias e um terceiro lugar.

No novo circuito da Coreia do Sul, Alonso espera uma boa corrida, apesar das desconfianças em relação à pista recém-finalizada: “Acho que podemos assistir a uma corrida espetacular. Há alguns pontos onde a ultrapassagem parece possível, em particular na curva 3, onde se chega ao término de uma longa reta. Haverá muita ação na primeira volta, mais do que veremos depois da largada”.

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Subidas X Bike

Competindo ou mesmo só a passeio, ser um bom escalador de morros com sua bike é uma qualidade que vale a pena ser trabalhada. Investir em um treinamento específico para subidas sempre vale a pena. Abaixo algumas dicas para você melhorar suas subidas.




Como treinar para subidas curtas

a) Repetindo o morro
Encontre um morrinho não muito forte e que você possa dividi-lo em três partes. O ideal é um que tenha uma inclinação inicial entre 8-10%%, e que no meio de uma refrescada e no fim tenha uma rampa mais forte, entre 10-12%. O comprimento total deve ficar em torno de um dois ou três minutos para ser percorrido.

Comece com oito repetições e arrume uma marca no começo e no fim da subida para marcar o tempo. Arranque em sprint no começo, sente e de uma maneirada na segunda parte e volte a arrancar saindo do selim na chegada ao topo da colina.

Recupere do esforço até a respiração voltar ao normal e suba novamente. Tente fazer as oito repetições no mesmo tempo. Se travar geral, pare tudo, relaxe e esfrie o corpo pedalando e tente novamente na semana seguinte. Marque o tempo de cada subida e observe as condições do tempo e vento para poder comparar seu rendimento.

b) Mudando a cadência
Em longas subidas que tenham uma inclinação razoável, pratique a mudança de cadência. Comece a colina moderadamente e depois de estar já aquecido, procure uma marca cerca de 250 metros a sua frente e vá com tudo pra ela. Saia do selim e acelere o máximo que der. Depois volte ao moderado até recuperar e procure outra marca e vá repetindo os sprints até o fim da subida.

Esse é um bom treinamento para ajudar na mudança de posição numa corrida. É na subida que você consegue engolir os concorrentes.

Dicas técnicas para subidas longas
a) Fique sentado
Ficar sentado no selim o máximo que der é a maneira mais eficiente de usar sua capacidade aeróbica para chegar ao topo de uma colina. Sentado você utiliza os músculos da parte de trás da perna que são mais fortes e gastam menos energia. Em pé, você irá conseguir mais potência, mas consome rapidamente seu estoque de energia.

Mesmo assim, sair do selim algumas vezes em longas subidas ajuda a variar os músculos utilizados e fazer o sangue circular melhor. Mas evite, exagerar na dose socando demais o pé e gastando energia à toa.

b) Relaxe
É um desperdício de energia agarrar o guidão com toda a força e puxar o que der. Tensão demais só diminui a sua resistência. Relaxe. Observe seu corpo para manter as coisas retas, os ombros relaxados e as mãos apenas apoiadas no guidão. Isso fará seu diafragma ficar mais aberto deixando os pulmões trabalharem melhor levando todo o oxigênio que seus músculos pedem, melhorando sua eficiência aeróbica.

c) Mantenha a cadência
Tente manter uma rotação de 90 RPM. Uma marcha muito leve pode gastar suas reservas rapidamente e uma muito pesada coloca muita pressão na transmissão.

Antes de ficar em pé, mude a coroa para uma mais pesada para compensar a cadência menor. Mude rapidamente para a mais leve assim que sentar novamente.

Se a inclinação der uma folga ou o vento de calda ajudar, vá para uma marcha mais forte e mantenha a sua potência igual. Se você se achar a toda hora lutando consigo mesmo, dê uma folga e encontre uma marcha mais leve.
d) Ritme, não corra
Ritmar é crucial para fazer o melhor em uma longa subida. Se você atacar muito forte no começo, pode travar antes do fim. Mesmo se não travar, entrar em déficit de oxigênio e consumir suas reservas de glicogênio podem lhe prejudicar no desempenho geral da prova.

A chave é ficar no aeróbico o máximo possível. Só use as reservas quando preciso ou no final da prova. Se você usa um monitor cardíaco, a freqüência alvo fica em torno de 65% da sua freqüência máxima.