sexta-feira, 15 de março de 2013

10ª edição da Cape Epic

Neste domingo (17 de março) começa a 10ª edição da Cape Epic, na África do Sul, uma das principais e mais desafiadoras ultramaratona de mountain bike do mundo. O percurso, que é cumprido obrigatoriamente em duplas, tem 698 quilômetros e será disputado em 8 etapas, com a final em 24 de março. Os mais festejados bikers fazem questão de encarar a prova. Nesta edição estão duplas como Nino Schurter e Florian Vogel, Christoph Sauser e Jaroslav Kulhavy, e Marco Fontana e Manuel Fumic, que despontam entre os favoritos. Sauser, vale lembrar, é tricampeão da Cape Epic e venceu as duas edições anteriores com o parceiro Burry Stander, que morreu após ser atropelado por um carro. Já seu novo parceiro, o tcheco Jaroslav Kulhavy, estreia na disputa após marcar seu nome na história ao faturar a medalha de ouro no cross country dos Jogos de Londres.




Para Sauser, a Cape Epic de 2013 está com um percurso tão percurso tão equilibrado que ele não vê uma “etapa rainha”. “As dificuldades terão de ser encaradas na hora”, afirma.

“Estou ansioso para a etapa de Stellenbosch, porque parece bem dura e porque vai terminar na minha cidade natal. Ou seja, motivação extra”, diz. Para ele, a Cape Epic é o “Tour de France dos mountain bikers”.

A rota, que muda significativamente a cada ano, prevê reunir 1.200 atletas, entre campeões mundiais e amadores por percursos de duras subidas e muitos desafios. A corrida termina em Wine Estate Lourensford, como tem sido tradição desde 2007. Pela sexta vez na história da Cape Epic, os bikers vão competir em um prólogo, que será feito na Wine Estate Meerendal.

Do Brasil, a torcida vai para Abraão Azevedo, que fará dupla com o alemão Nico Pfitzenmaier. O biker de Brasília foi três vezes campeão brasileiro e venceu o mundial na categoria máster em 2011. Em 1998, foi o campeão pan-americano de mountain bike.