sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Idosos e a bicicleta

Primeiro passo - conversa com o médico:
Tire um tempinho para conversar com calma com seu médico. Aqui oferecemos uma lista de perguntas básicas que acreditamos serem necessárias. Mas se sentir necessidade pergunte, pergunte, pergunte. Você será muito mais chato se fizer a coisa errada por falta de pergunta e acabar dando dor de cabeça tanto para seu médico como para a família.


Nunca sem capacete!

Pergunte:

Qual a diferença entre o que é a idade:
1. cronológica,
2. biológica,
3. psicológica
4. e sobre a importância da idade social

Como trabalhar corretamente o sistema cardiovascular - respiratório
Peça que ele ensine a tirar sua própria pressão arterial

Como usar as variações arteriais?
Compre um medidor de pulsação esportivo e peça explicações

Como respeitar a musculatura
1. flexibilidade
2. alongamento
3. força
4. limites



Articulações
E os ossos?
pequenos empecilhos
pequenos empecilhos e medos
acreditar que o que foi no passado não ficou para trás;
medo de quebrar-se;
dificuldade de quebrar a inércia e fugir do sedentarismo;
percepção errada de limite - normalmente aquém da possibilidade real;
falta de noção sobre princípios básicos de exercícios;
ter uma formação esportiva que hoje é ultrapassada e incorreta;
manias.

Dores
o que é dor;
qual a diferença entre cansaço e dor,
quais são as dores;
quais as dores normais da nova carga de exercícios;
qual é a dor de aviso de sobrecarga;
qual é a dor de lesão;
qual a dor de machucado;
quanto tempo este tipo de dor vai demorar para desaparecer.

A família e o social
cobrança social - lugar de velho é no sofá ou na cama;
falta de apoio familiar;
medos reais da família levados ao extremo;
a família sabe sobre o que é atividade física para terceira idade?
bicicleta é tida como não apropriada para idosos. Mas como explicar o número de idosos que pedalam por aí e o conseqüente índice de melhoria de qualidade de vida que o pedalar lhes proporciona (pesquisa UNESCO - OMS)?



O idoso e a atividade física
agora ou nunca;
por que ter vergonha da própria aparência? Ela vai melhorar;
atividade física abre as portas para novas amizades;
fazer a dois rende mais que sozinho.
qual o primeiro passo para voltar a ativa?
caminhar;
mudar hábitos caseiros: usar menos o controle remoto, por exemplo;
levar o neto ou o cachorro para passear;
dançar - faz milagres;
sempre começar passo a passo, com calma, controlando ansiedades.
pequenos problemas na prática de um esporte
musculatura se desenvolve mais devagar;
equilíbrio um pouco mais precário;
consciência plena de que se quebrar algo vai demorar para ficar inteiro.
pequenos problemas na condução de um veículo - que pode ser eventualmente uma bicicleta
a visão já não é a mesma;
o pescoço não vira como antes;
há uma sombra de visão do óculos;
necessidade de confirmar o que está vendo;
a capacidade de perceber o movimento dos outros é menor;
respostas - reflexos - são mais lentos.



Equipamento recomendado
quadro que tenha tubo superior baixo ou feminino - até para homens;
bicicleta que tenha movimento central baixo - facilita apoiar os pés no chão e sair
rápido da bicicleta se for o caso;
alternativa são estes novos modelos semi-recumbent (semi inclinados) que permitem apoiar completamente os dois pés no chão;
suspensão dianteira no mínimo;
pneus largos (2.1 ou 2.2) para absorver melhor as irregularidades do piso;
boa opção é canote de selim com suspensão;
posição de guidão mais alta - facilita o giro do pescoço e a visão do trânsito;
freios que não sejam muito sensíveis ou bruscos;
capacete obrigatório;
óculos de proteção obrigatório;
luvas - de preferência;
celular no bolso - sempre.

Fonte: Escola da Bicicleta

quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Chuva de meteoros Perseid na quinta-feira será espetacular, diz Nasa

Passagem anual da Terra por zona repleta de detritos deixados por cometa estará especialmente bonita em noite sem brilho lunar.



A passagem da Terra por uma zona repleta de detritos deixados por um cometa oferecerá a observadores um verdadeiro espetáculo no céu nesta quinta-feira, disse a agência espacial americana, Nasa.

No hemisfério norte, o show tem seu auge entre as 22h de quinta e a madrugada do dia 13, quando a frequência de meteoros poderá alcançar dezenas por hora.

No Brasil, tomando-se como referência a cidade do Rio de Janeiro, o melhor horário para se assistir ao show no céu será entre a 0h30 e as 2h30 da madrugada do dia 13, disse à BBC Brasil a astrônoma Olivia Johnson, do Royal Observatory de Greenwich, em Londres, Inglaterra.

Johnson explicou, no entanto, que neste ano o show estará mais bonito no hemisfério norte, onde o clímax do espetáculo acontece no período em que a noite está mais escura.

A chuva de meteoros Perseid (assim chamados porque os meteoros vêm da direção da constelação de Perseus) é causada por detritos deixados pelo cometa Swift-Tuttle.

A cada 133 anos, o enorme cometa cruza o Sistema Solar e deixa para trás um rastro de poeira e detritos.Quando a Terra passa pela região, os fragmentos se chocam com a atmosfera a 140.000 mph (aproximadamente 225.000 kilômetros por hora) e se desintegram em explosões de luz.

A zona de detritos deixada pelo cometa é tão larga que a Terra passa semanas dentro dela. Observadores já estão avistando Perseids ocasionais há alguns dias.Segundo a Nasa, essa "garoa" de meteoros pode virar um verdadeiro temporal entre os dias 11 e 13 de agosto, quando a Terra passa pela zona de maior concentração de detritos.
O espetáculo anual de meteoros Perseid estará particularmente bonito em 2010 porque a Lua, em fase crescente, não vai estar muito visível no período de maior atividade.

O brilho lunar pode apagar uma boa chuva de meteoros, mas a equipe da Nasa diz que não será o caso dessa vez.

O melhor período para observação são as horas mais escuras da noite, quando a maioria dos observadores no hemisfério norte poderá ver dezenas de Perseids por hora.

Para ver melhor, é bom evitar as luzes da cidade, sugere a Nasa. A escuridão do campo, por exemplo, aumenta entre três e dez vezes o número de meteoros que podem ser avistados.

Agora em Valinhos...conexões desfoques


Race do Grotão de MTB - Informações da quarta edição

Acontece no dia 12 de setembro a 4º edicão do Race do Grotão de MTB, a competição de MTB mais esperado no triângulo mineiro.





A competição terá o percurso de 44km e terá a premiação aos 5 primeiros colocados de cada categoria e conta com inumeros atletas do cenario nacional.

A cidade de Araguari-mg, recebe por mais este ano e com muito orgulho mais essa edição da competição que se tornou referencia no brasil.


As inscrições estaram a disposição apartir de 2 de ago pelo site http://www.bikenews.com.br , onde os atletas e amantes do esporte poderam retirar todas as duvidas sobre o evento.

Biciclopédia, novo CD do Plá!

Acho que todo ciclista mais apaixonado está sempre numa constante busca por referências da sua paixão. Encontrar carrinhos de brinquedo é fácil, mas vá achar uma bicicletinha para enfeitar sua mesa de trabalho?





E músicas? Eu sempre cacei sons de “Bike Music”, tem umas maravilhosas como Bicycle Race do Queen, clássicas como Bike do primeiro CD do Pink Floyd, inspiradoras como King and Queens do 30 Seconds to Mars, que não fala diretamente de bicicleta, mas indiretamente em sua letra e no seu clip onde rola uma legítima Massa Critica. Isso sem esquecer as jóias nacionais como a Homem da Bicicleta do Ronnie Von, a breguissima (mas divertida) Bicicleta de Marcos Valle, ou a apaixonante A Bicicleta de Toquinho.
Apesar de termos muitas musicas que falam de bicicleta, não conheço nenhum artista que fez um CD só com músicas de Bicicleta. Não conhecia…
Muitos já conhecem o hit “Invasão das Bicicletas” do cantor Curitibano Plá, que acabou se tornando um verdadeiro hino dos ciclistas. Esse ano o Plá esteve em São Paulo para participar da Bici-balada, onde deu um pequeno show tocando Invasão das Bicicletas e Outra Estação, sua segunda música que tem como tema a bicicleta.

Num bate papo descontraído depois da balada, dei a sugestão dele fazer um CD só com músicas de bike. Ele curtiu a idéia e durante o Bonde Curitiba, na Bicicletada, lá está ele com essa obra prima, um CD com 8 “bikemusics”, com o nome de Biciclopédia! Abaixo a relação das musicas:

1 ) Invasão das Bicicletas (Gaita: Betinho)

2 ) Outra Estação Bike (Violino: Betinho)

3 ) “Ventosa Esbelta” (Guita: Amarildo)

4 ) Bike e o nosso tempo

5 ) Paz na Estrada

6 ) Alma da Bicicleta (Parceria: Amarildo)

7 ) “Moral” (Violino: Betinho)

8 ) Bicicleta Custo Zero (Parceria: Amarildo e Cesar Cicles Lago)

Finalmente temos um CD que fala só de bike, para alegria de todos apaixonados como nós. Infelizmente como o Plá ainda não foi no Faustão, portanto não é fácil encontrar seu CD nas “melhores casas do ramo”. Trouxe 10 cds para vender, até mesmo como uma forma de ajudá-lo, mas acabei usando para presentear alguns amigos.

Mas como eu faço para ter um CD do Plá???

Calma, já pensei nisso e bolei um esquema. O Plá vende seu CD por 10 reais cada, já conversei com ele e fui autorizado por fazer essa intermediação. Vou colocar aqui a conta dele e quem quiser ouvir seu som, basta fazer um deposito, doc, qualquer coisa e enviar o recibo para o email para bicicreteiro@gmail.com (coloque no assunto exatamente assim “CD do Pla”) que mando um arquivo com todos os MP3 do CD Biciclopédia.

Nem preciso dizer que será uma “puta falta de sacanagem” piratear as musicas por causa de 10 reais. O Plá vive da música dele e se quisermos que ele continue a cantar bicicleta como faz até hoje, não custa nada ajudar. Portanto segue abaixo a conta e contamos com o bom senso da galera.

Banco Itaú
Agencia: 3701
Conta Poupança : 14188-3/500
Ademir Antunes dos Santos
CPF: 317.707.629-49

Trekking Amatrilha com 10 KM


Dia 22 de agosto nosso encontro é no Rancho São Joaquim, lá no Pico das Cabras em Joaquim Egidio no Trekking Amatrilha com 10 KM de percurso entre estrada de terra e trilhas, de nível médio.

O horário da saída é 8:30h com alongamento.
Ao final do Trekking terá mesa de frutas para todos os participantes.
O valor da inscrição é de R$ 30,00 por pessoa.
Para confirmação será necessario o depósito na conta bancária que segue:
Banco do Brasil, agência 4039-8, conta corrente 8768-8 em nome de Roberto Carlos Pinheiro

Para mais informações favor entrar em contato.
Cordialmente;
Roberto Pinheiro
Equipe Amatrilha
Tel: 19 -9175-0110
e-mail: amatrilha@gmail.com

terça-feira, 10 de agosto de 2010

Trekking na Estrada velha de Santos 14.08.2010






Dia e horário de saída de Campinas: 14-08-2010 às 7:00h

Horário previsto para chegado no Parque Nacional da Serra do Mar 9:00h, com alongamento e início do Trekking

Local de Saída: Galeria Corporate ( Av. Carlos Grimaldi, 1.701 próximo ao Shopping Galeria)

Valor da inscrição por pessoa R$ 85,00 com direito a lanche de bordo e guia durante o Trekking

Nível de dificuldade: Médio com 9 km de percurso, passando por monumentos históricos.

Horário previsto para retorno à Campinas 17:30h.

Todos os intessados em participar do Trekking terão que confirmar a inscrição mediante depósito bancário até o dia 09-08-2010.

Dados bancários para confirmação da inscrição: Agência 4039-8, Conta Corrente 8768-8, Banco do Brasil em nome de Roberto Carlos Pinheiro.

Mais informações: http://sousasejoaquimegidio.com.br/cultura/trekking+na+estrada+velha+de+santos+14082010-86.html

Cordialmente; Roberto Pinheiro
Equipe Amatrilha
Tel: 19 -9175-0110
E-mail: amatrilha@gmail.com

Não deu certo!

Shimano Fest 2010 - Circuito Latino Americano Shimano Short Track

Evento voltado para toda família



A Shimano Latin America tem o grande prazer de convidá-los a fazer parte de uma grande festa da bicicleta e do mundo outdoor: Shimano Fest 2010. Trata-se de um evento voltado para o público das bicicletas e pesca com uma excelente grade de programação.

O evento será realizado em um espaço com total infra estrutura: restaurantes, lanchonete, banheiros e estacionamento com 1 milhão de metros quadrados de área. Além de uma arena que contará com tendas de grandes marcas da bicicleta e do outdoor, uma pista de MotoCross especialmente preparada abrigará a etapa brasileira do Circuito Latino Americano Shimano Short Track.

A intenção é trazer não apenas os aficionados pela bicicleta, mas também toda a família com muita diversão, informação, brindes e ação com as disputas acirradas entre os Top atletas do MTB brasileiro.

Entre as atrações: Show de Bike Trial; Torneio de Pesca com premiação de molinetes Shimano; brinquedos para a criançada; exposição e test-drive de bikes; cine Shimano; lançamento de novos produtos Shimano; etc. Tudo isso em um ambiente descontraído e alegre para toda a família.

O Shimano Short Track Elite Masculina dará ao vencedor o direito de participar da grande final na Colômbia, com passagem aérea e hospedagem pagas. O Shimano Fest terá cobertura da ESPN e o site Pedal.com.br .

Não deu certo!

segunda-feira, 9 de agosto de 2010

O primeiro pneu com leds

A empresa Cyglo lançou o pneu TRON! O primeiro pneu com leds incorporados ao pneu, ativados por um sensor de movimento. Se a ideia era fazer algo visível, conseguiram. Sem preço ainda e sem data de lançamento. Veja a foto:


Foto da Semana