terça-feira, 4 de maio de 2010

INSPEÇÃO DE SEGURANÇA


Toda vez que for de sair à rua é bom
checar os seguintes itens de sua bike

# Pressão dos pneus. Após algum tempo parado os pneus murcham. Calibre-os.
# Veja se não há vidros ou pedras objetos cortantes na banda do pneu.
# Verifique se os cabos de freio e de câmbio estão em bom estado. Em geral cabos de freio quebram junto ao manete. Pressione o manete e verifique se não está desfiado. Outra dica: Onde o freio é preso junto ao V-Brake, balance com as mãos, se escutar estralos, pode ser sinal que o cabo está quebrado;
# Cheque o estado das sapatas de freio. Deve haver pelo menos 2 mm de material frenante;
# Observe o quadro e procure por sinais de rachaduras e trincas. O lugar mais suscetível a isso é no downtube (o tubo inclinado) próximo à caixa de direção e no downtube próximo da caixa do movimento central (a parte onde ficam instalados os pedivelas) e também nas gancheiras da roda traseira (onde ficam presos os eixos das rodas);
# Veja se há folgas nas rodas. Se houver, melhor passar em uma bicicletaria para retirar a folga;
# Procure por folgas também na caixa de direção. Freie a roda dianteira e balance a bike para frente e para trás. Se perceber que há folga na caixa de direção é melhor ir direto para a bicicletaria. Folga na caixa de direção é perigoso!
# Aproveite e pressione o freio traseiro e levante a frente da bike do chão Gire o guidão para a direita e para a esquerda suavemente. Sinta se há pequenas imperfeições ao se girar o guidão. Se o movimento direita-esquerda do guidão estiver preso ou com saliências é sinal que a caixa de direção precisa ser revisada.

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