quarta-feira, 2 de junho de 2010

Polémica - "Nunca usei baterias na minha bicicleta"


por MADALENA ESTEVES, Hoje
Fabian Cancellara nega hipótese de ter vencido provas com ajuda de motor

O corredor suíço Fabian Cancellara disse ontem que a hipótese de usar uma bicicleta equipada com um motor eléctrico, nas suas vitórias na Volta à Flandres e na clássica Paris-Roubaix, é uma "história idiota". Esta reacção segue-se à publicação de um vídeo no YouTube em que Cancellara era visado.

"É totalmente louco que não tenho palavras. Nunca tive baterias na minha bicicleta", declarou o campeão olímpico de contra-relógio, citado pela imprensa belga.

A União Ciclista Internacional (UCI), que afirmou que não "existe nenhum caso Cancellara", tem prevista a realização de controlos às bicicletas a partir da Volta à França, que começa a 5 de Julho.

Jean Wauthier, especialista de material da federação internacional, indicou que "nenhum inquérito será aberto relativamente a Cancellara".

Um inventor húngaro, citado num filme do antigo ciclista Davide Cassani - que é consultor da televisão italiana RAI -, diz que existe um modelo de bicicleta com uma bateria escondida e que faz pouco barulho, que já fez a felicidade de muitos corredores do pelotão internacional.

Um desses ciclistas seria o suíço, que em início de Abril dominou a Volta à Flandres e a Paris- -Roubaix, duas grandes clássicas da Primavera.

"É engraçado que este assunto tenha uma tal amplitude, é uma história triste e verdadeiramente escandalosa. Asseguro-vos de que os meus resultados são fruto do trabalho", acrescentou o suíço.

Wauthier considera, em declarações ao jornal belga Het Laatste Nieuws , que "se houve fraude não podemos agora prová-lo".

O perito acrescentou que a utilização desse tipo de bicicleta por Cancellara é pouco provável. "O risco era simplesmente muito grande. Para ele, para a sua equipa e fabricante da bicicleta. Um campeão como Cancellara não arriscava tanto", explicou.

A equipa QuickStep, equipa do belga Tom Boonen que ficou atrás do suíço, manifestou algumas dúvidas sobre o caso. "O filme no YouTube deixa dúvidas. Mas, continuo convencido de que a performance de Fabian foi feita apenas com a sua força", disse Wilfried Peeters, director desportivo da formação belga.

A suspeita sobre uso da bicicleta com motor está lançada e fala- -se já em "dopagem mecânica". "Sabemos que existem mecanismos sem pilhas, funcionando com energia fotovoltaica, que estão a ser experimentados", advertiu Wauthier.

Nenhum comentário:

Postar um comentário