sexta-feira, 26 de novembro de 2010

MTB!

Circuito Vale Europeu para Ciclistas
A aventura de, descobrir na Natureza, o nosso papel, está bem explicito nesse circuito no Sul do Brasil. Aqui a comungação da natureza e do homem é perfeita, estradas sinuosas, rios, cachoeiras, construções típicas e centenárias, flora e fauna.
O modo de vida da população faz com que a hospitalidade, atenção, cuidados aliados com a educação costumeira de moradores, deixam os praticantes de esporte salutar de bem com a vida.
Aqui encontrarás paisagens bucólicas, áreas de preservação, o verde invadindo a cidade com todo o charme dos jardins floridos. O zelo pelos bons costumes e a vida tranqüila é notada por todo o circuito. Embrenhar-se nos vales, nas encostas e em meio às plantações é uma constante.

Ouvir sotaque alemão e italiano é muito comum, inclusive os traços das feições irá enviar você a uma nítida viagem a Europa, pois aqui residem na grande maioria pessoas descendentes de europeus.



Conhecendo a Região
A região onde passa o Circuito possui belíssimas paisagens e uma natureza bem preservada, com muitas áreas de Mata Atlântica ainda intocadas. Nas partes mais altas há também as imponentes araucárias, típicas do Sul do Brasil. A presença da água é um dos destaques deste roteiro, além de ser uma das áreas com maior concentração de nascentes do país, são inúmeras cachoeiras, rios e riachos pelo caminho.

Outro aspecto interessante do Circuito é a marca da cultura européia que se manifesta fortemente nos hábitos e tradições da população. A imigração, inicialmente alemã, seguida da italiana, é visível em muitos aspectos como a arquitetura, a gastronomia, a música e os esportes.

Durante as pedaladas, o cicloturista poderá, por exemplo, observar a arquitetura Enxaimel, proveniente do sul da Alemanha, provar vinhos e queijos produzidos com a tradição italiana e entrar em contato com o modo de vida simples e tranqüilo das pessoas do campo.

A tradição do ciclismo é também um dos traços da cultura local. Diariamente, famílias inteiras utilizam a bicicleta como meio de transporte. Por isso, o cicloturista é encarado com muita naturalidade e encontra uma ótima receptividade.

Além do Circuito a ser percorrido de bicicleta, a região possui diversas opções e infra estrutura turística para a prática de outros esportes de aventura, como rafting, rapel e caminhadas.

Sobre o Percurso
Este é o primeiro roteiro no Brasil planejado especialmente para ser percorrido de bicicleta. O trajeto foi traçado de forma a fugir das estradas de asfalto, priorizando assim as estradinhas de terra mais bonitas e tranqüilas. Todas as distâncias, relevo, atrativos culturais e ecológicos foram pensados de forma que o cicloturista tire o máximo proveito de sua estadia no Vale Europeu.
O Circuito tem um total de 300km com início e término na cidade de Timbó-SC, a cerca de 30km de Blumenau. O percurso pode ser dividido em parte alta e parte baixa. A parte baixa acompanha o vale dos rios, indo de Timbó até Rodeio. Possui subidas e descidas, é claro, mas retorna sempre a uma altitude pouco maior do que a do nível do mar. Por estas características de relevo, pode ser feito por pessoas que possuam um condicionamento físico razoável e uma certa experiência com bicicleta.

Já na parte alta, o Circuito sobe a serra em direção às represas, que ficam a cerca de 700m de altitude. É uma região um pouco mais isolada, onde a natureza está muito presente. São freqüentes os trechos em que a estradinha estreita se embrenha na mata e permite que o cicloturista fique muito próximo dos pássaros e outros pequenos animais. O relevo é mais acentuado e exige um bom preparo físico para enfrentar alguns desafios como os longos trechos de subida, e uma certa experiência em cicloturismo, uma vez que o roteiro cruza locais menos habitados.

Veja mais em:
http://www.trilhaseaventuras.com.br/atividades/materia.asp?id_atividade=5&id=181

Nenhum comentário:

Postar um comentário