segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Downhill Urbano de Santos - Organização altera percurso

Competição acontece de 4 a 6 de fevereiro


A 9ª edição da Descida das Escadas de Santos, a principal prova de downhill urbano do Brasil, que acontece de 4 a 6 de fevereiro na cidade do litoral de São Paulo, promete se destacar não só pela competitividade, mas também pela velocidade. Com a adoção de pisos de madeira em duas das curvas do percurso de 417 degraus, 650 metros de extensão e 147 metros de desnível, a tendência é de obtenção de recordes em todas sete as categorias.


Se em 2010 o tempo do campeão Filip Polc, o Polcster, da Eslováquia, ficou abaixo de 1min, a expectativa para esse ano é de marcas entre três e cinco segundos menores. A velocidade nos trechos mais rápidos deverá ultrapassar a barreira dos 60 km/h, contra 55 km/h da edição anterior. As alterações serão feitas no início e no final do percurso. Os bikers terão que aliar velocidade, técnica e ainda mais concentração para não cometerem erros.

Somados as dificuldades técnicas com o nível dos participantes confirmados, a garantia é da edição mais disputada da história da prova de Santos, uma das mais baladas do calendário mundial do downhill urbano. "Este ano, para se garantir entre os cinco primeiros colocados, o biker terá que pedalar muito", afirmou Wallace Miranda, bicampeão em 2008 e 2009, terceiro colocado em 2010. "As alterações serão boas não apenas para nós, competidores, mas também para quem assistir à competição, tanto no Monte Serrat quanto pela televisão", afirmou o eslovaco Filip Polc, atual campeão.

Já são mais de 100 atletas inscritos brasileiros e estrangeiros de oito países (Inglaterra, Chile, Equador, Estados Unidos, França, Portugal, Equador e África do Sul). Entre eles, destacam-se alguns dos principais nomes do downhill como o português Paulo Domingues (campeão do downhill urbano de Lisboa, uma das principais provas do mundo), o sulafricano Greg Minnar, tricampeão do mundo, além do próprio Polc, atual campeão da Escadaria de Santos. Na prova feminina, os destaques são as brasileiras Luana Oliveira e Bruna Ulrich, a francesa Emmeline Ragot, atual nº 2 do ranking mundial, a inglesa Fionn Griffiths, a norteamericana Katie Holden e a equatoriana Diana Margraff, campeã da prova em 2004.

Nenhum comentário:

Postar um comentário