quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

M55 EVO1 - A Mountain Bike elétrica do futuro

Que o futuro chega todos os dias, isso já sabemos. Mas às vezes em certas coisas chegam rápidas demais. Principalmente na indústria eletrônica com a tecnologia super avançada. E o que falar de uma poderosa bicicleta com estas características acima para realização de um filme de ação ?


Robusta como o Exterminador do Futuro, semelhante ao Transformers e com as funconalidades do Batmóvel, apresentamos a M55: a mountain bike do futuro.

A M55 EVO1 não é mais um conceito de bicicleta elétrica baseada numa moto. A primeira vista, o pensamento muda completamente e passamos a ter a ideia contrária – uma moto baseada numa bicicleta. Será ?



Difícil de explicar, pois trata-se de uma bicicleta elétrica de alto desempenho que não vai ser para qualquer um – exatamente como qualquer carro luxuoso e esportivo. O projeto húngaro tem este objetivo, um modelo “premium” sem a principal desvantagem, o preço extravagante do tal produto. Mas aí que entra a ideia principal dos fabricantes, por não existir uma moto ou carro esportivo e luxuoso com atitude ecologicamente correta e preço baixo entre eles. Será que a concorrência vai ser desleal ?

Entendendo um pouco do sistema

A bicicleta eletrônica e luxuosa tem um sistema híbrido real e pode ser categorizado como uma bicicleta híbrida elétrica. Os fabricantes acreditam no sistema de acionamento híbrido, onde a energia do condutor é complementada numa bateria de células. Atualmente, a maioria destes sistemas de acionamento combinado oferecem energia curta e as especificações do intervalo previsto por outros fabricantes só podem ser reproduzidas em bases. O que limita o seu alcance final.
O conceito da Bike M55 é baseado na teoria de acionamento híbrido, portanto, a assistência electric-powered é oferecido somente quando é ativada a pedalada. Isso que faz ela ser diferente das outras. Ao pedalar, o biker aumenta a assistência do motor elétrico. Este, por sua vez, fornece mais energia do que as bicicletas comuns, oferecendo nada mais do que uma possível velocidade de 100 a 120km/h. Isso mesmo, pode acreditar. E quando a bateria esgotar, não se preocupe que você pedala tranquilamente para alcançar seu destino final. Quer mais que isso?



Controle, motor e preço do brinquedinho
No guidão, você encontra todos os controles e sistemas que a bicicleta oferece: passagem das marchas, controle da bateria, autonomia, velocidade, etc.

A energia do motor é fornecida pela bateria de 22 células Tenergy – especialmente projetada. Instalada na parte interna da bicicleta (quadro ou carenagem), a capacidade e desempenho são muito maiores do que qualquer coisa disponível no mundo das bicicletas elétricas. Aí que está à diferença, menor peso e mais velocidade. A tecnologia das células presentes nesta bateria permite recarga rápida de 80% da capacidade em torno de 15 a 20 minutos.

O modelo oficial estará disponível nesta primavera e com opções de quadros femininos. O preço será em torno de 13 mil dólares. Como se não bastasse, o modelo Daemon da empresa será prestigiado em abril no Top Marques, a famosa feira de luxo, em Mônaco. Segundos os fabricantes, eles também farão modelos mais baratos.




Especificações

Material
Alumínio: 7075

Construção: Quadro com o motor elétrico auxiliar integrado; pilha e bateria integrada com a fiação elétrica escondida.

Sistema de suspensão com um único pivô, fundido em peça única

Suspensão dianteira de 200 mm e traseira: 172 mm

Tamanho do quadro: 19"


Componentes
Garfo: Fox 36 Talas Fit 160 RLC

Shock: Fox DHX - RC4 com mola de titânio

Caixa de direção: Syncros FBI 1-1 / 8 "semi-integrada

Pedivela: Customizado em liga de alumínio com o braço de 170mm e encaixe para ISIS Drive;

Movimento central: Personalizado em CNC, com eixo de aço tratado e sistema de encaixe ISIS Drive

Coroa: Gebhardt GP personalizado feito para o M55, liga de alumínio 7075 T6, construído em CNC com 5mm de largura e opções de 50 ou 52T

Corrente: KMC X1, desenvolvido especificamente para engrenagem interna com o cubo Rohloff;

Cog traseiro: Rohloff, 15T, 16T ou 17T

Mecanismo das marchas: Rohloff Speedhub versão tandem 500/14

Passador: Rohloff shifter

Freios: Brembo dianteiro e traseiro, com rotores de 203 mm flutuantes

Passadores: Brembo alavanca corpo do freio e alavanca de freio M55 projeto próprio

Aros: Syncros DS FR 26” com 32 furos

Cubo dianteiro: FR 20 milímetros Syncros

Cubo traseiro: 500/14 Rohloff Speedhub versão Tandem

Raios: DT Alpine 2

Guidão e mesa inegrada: Em CNC, com mesa de 97 mm e guidão de 741 mm de largura

Grips: ZZYZX 4U Carbon

Canote: Syncros Carbon 31,6 com 350mm

Selim: Syncros FR

Pedais: Meathook Syncros

Peso : 33 kg

Fonte/ pedal.com

2 comentários:

  1. Onde vende essa bicicleta?
    (21) 9440-1116

    ResponderExcluir
  2. Legal! Eu assisti um programa num dos canais da TV na Net e estava curiosos para ver mais sobre a biker pois perdi parte do documentário.

    Valeu!

    ResponderExcluir