quinta-feira, 24 de março de 2011

Campinas/SP - Ciclistas param Aquidabã e pedem ciclofaixa permanente

Manifestantes aproveitaram e corbraram punição ao motorista que atropelou dezenas de pessoas em Porto Alegre    


Cerca de 300 ciclistas participaram no início da noite de quarta-feira (23/03) de uma “bicicletada” pelas ruas de Campinas. O objetivo do movimento, que percorreu os 18 quilômetros de ciclofaixas da cidade, foi pedir a permanência dessas vias e chamar a atenção das autoridades e da população sobre a importância de uma maior integração das bicicletas com os demais veículos.
A Prefeitura deu um prazo de 90 dias como teste para verificar a aceitação e utilização das ciclofaixas. Segundo Juarez Bispo Mateus, chefe do Departamento de Controle de Atendimento da Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec), a experiência foi considerada um sucesso e será mantida permanentemente aos domingos.
A mesma promessa também foi feita anteontem aos ciclistas pelo prefeito Hélio de Oliveira Santos (PDT). O ponto alto do encontro foi um ato de protesto na Avenida Aquidabã, onde todos deixaram suas bicicletas de lado e deitaram no chão pedindo uma punição exemplar para Ricardo Reis, motorista que atropelou dezenas de ciclistas em Porto Alegre (RS) no início deste mês.
Para o passeio de conscientização, não foram solicitados os apoios da Guarda Municipal (GM), Polícia Militar (PM) e Emdec. A ideia era justamente evitar o isolamento e promover um contato mais direto entre bicicletas, carros e ônibus durante o trajeto. Nenhum problema no tráfego foi registrado até o momento em que a reportagem acompanhou os ciclistas.
   

Nenhum comentário:

Postar um comentário