quarta-feira, 18 de maio de 2011

Preparando para dia 12 de junho


Seis dicas para você dividir com seu amor 
a paixão por pedalar.


Aprender a pedalar como um casal por ser um desafio, especialmente quando uma esta começando. Pedalar com alguém importante para você é como participar de um time profissional de ciclismo. Você precisa saber os pontos fortes e fracos do outro para ter sucesso em fazer dele um companheiro de pedal. Mas com um pouco de assistência sua e uma grande dose de paciência, sua também, você ajuda seu par a se tornar seu parceiro nas pedaladas da vida.
Relembre seu começo.
Pense em coisas que você não sabia quando começou, e nos erros que cometeu. Isso ajuda a facilitar a vida de quem esta começando ao seu lado e te ajuda a aprender mais ainda.

Coloque-se no lugar deles
Quando você esta com um iniciante, tente perceber o nível do seu companheiro. Ele ou ela se sente intimidado pelo tráfego ou por pedalar próximo a outros ciclistas? Tem algum grau de preparação física vindo de outros esportes? Já usaram câmbios antes? Tem a relação de marchas certas para enfrentar subidas? Tente sondar todas essas questões e ouça as respostas. Seu parceiro de pedal sempre te dará o limite para o dia. Muitas vezes, um passeio super leve apreciando a paisagem já é suficiente para incentivar alguém a querer mais.
Monte um plano
Programe uma série de passeios que aumente gradativamente a habilidade, o preparo e, principalmente, a confiança do novo ciclista. Se a pessoa nunca usou marchas, faça um treino de 30 minutos em um estacionamento antes de sair para um passeio. Com isso o aprendizado é feito sem sustos.

Uma coisa por vez
Evite tentar corrigir todo e qualquer errinho que seu parceiro venha a cometer. Tente trabalhar um fato por vez, como exemplo, troca de marchas durante uma subida. E mesmo nesse tema, separe em duas partes, primeiro treinar trocar as marchas no cassete durante uma subida e depois como trocar no pedivela. Deixe a pessoa experimentar os pequenos erros para perceber o porquê da técnica.


Respeite as diferenças
Você e seu par podem ter diferentes níveis de capacidade aeróbica. Uma maneira de lidar com isso é cada um na sua. Quem tem mais força, que vá à frente e espere no topo do morro. Muita gente, quando sob esforço, não gosta de alguém ao lado falando “vamos lá” e exibindo boa forma e facilidades que um novato ainda não tem.


Vá na manhã
Não tente fazer desses passeios com um novato uma seção de treino para você. Esses pedais tem que ser super fáceis pra você. E lembre-se, que mesmo sendo tranquilo pra você, deve fazer muitas paradas para que seu par não sinta o esforço a mais que esta fazendo. Tudo leva tempo. Quando você começou não fazia o que faz hoje, não é mesmo? Tenha paciência.
Fonte: OndePedalar – Bicicleta e Cicloturismo

Nenhum comentário:

Postar um comentário