segunda-feira, 14 de maio de 2012

Teste - Suspensão RST First 32 2012


A RST é uma marca de Taiwan, fundada ainda em 1972 e em 1990 começando com a produção de suspensões para bike. Apesar de não ser tão famosa no Brasil, a RST sempre esteve presente no cenário do mountain biking mundial com produtos de todos os níveis. No Brasil, ainda na década de 90, alguns produtos da RST fizeram história, como a Mozo Pro e a Mozo Hi-5.


Nos últimos anos, a empresa investiu no segmento mais competitivo, com sua linha de suspensão First, para cross-country. Testamos a recém-chegada no Brasil First 32, que conta com muitos ajustes e grande rigidez.

CARACTERÍSTICAS



Curso: uma versão de 80mm, uma de 100 e outra com 120mm
Funcionamento: câmara de ar em um lado e cartucho hidráulico em outro
Opções de espiga: 1/1-8" ou 1.5"
Opções de eixo: 9mm (mas existe um modelo similar com eixo de 15mm)
Ajustes externos: controle de retorno, calibragem de ar, ajuste de compressão do ar com 4 posições, controle de plataforma de amortecimento (botão de ativação de válvula de inércia e botão de ajuste de sensibilidade)
Diâmetro das canelas: versão 32mm
Material: Alumínio nas canelas e magnésio nas hastes
Opções de rodas: 26"
Adaptador de freio: Post-Mount
Regulagem de retorno: botão com 12 cliques
Cores: Preta ou Branca
Peso: 1.874g versão com eixo de 9mm e 100mm de curso

TECNOLOGIAS

Ajuste externo de retorno

Abaixo da suspensão existe um botão para controlar a velocidade de retorno da suspensão. O botão é indexado, possuindo 12 cliques.

Plataforma de Pedal OCR

Essa tecnologia, similar a de outros fabricantes, deixa a suspensão com funcionamento bem rígido quando o terreno não tem obstáculos e funciona automaticamente quando a roda atropela obstáculos maiores. Esse funcionamento pode ser ativado ou desativado externamente e também pode ter a sensibilidade ajustada, permitindo o funcionamento com obstáculos maiores ou menores.

Ajuste de compressão do ar - 4 Step Air

Um botão com 4 posições regula a quantidade de ar usada no amortecimento, sem a necessidade de uma bomba para por ou retirar ar. Isso permite a regulagem do funcionamento mais rígido ou macio, de acordo com a preferência do piloto e exigência do terreno.

Entrada de disco Post-Mount

Esse tipo de entrada para encaixar o freio, permite que sejam usados freios de 160mm sem a necessidade de adaptador, evitando assim o peso extra.

IMPRESSÕES INICIAIS

A primeira impressão ao tirar a suspensão da caixa é de uma construção robusta. O arco, adaptador do freio e crown são pretos fosco com bom acabamento.

O arco possui reforços diagonais para trazer maior rigidez. Também possui aparafusado uma guia de plástico para o conduíte.

Todos os botões de ajustes também são em alumínio e anodizados, com impressão a laser indicando suas funções. No botão de retorno existe um adesivo indicando a posição para aumentar ou diminuir a velocidade.

A regulagem de retorno possui 12 "cliques". Há quem prefira com mais ou com menos, mas achamos um bom ponto intermediário.

Pedal.com.br

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